Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBalassa, Dobleday Lima
dc.date.accessioned2020-11-24T14:55:01Z-
dc.date.available2020-11-24T14:55:01Z-
dc.date.issued2014-12-08
dc.identifier.citationBALASSA, Dobleday Lima. Metodologia no ensino e aprendizagem da sociologia no 1º ano do ensino médio. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21031-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the methodologies of teaching and learning adopted in the 1st year of High School of the State College senator Moraes Barros in the municipality of Jussara-PR. Sociology is a discipline with a history of entry and exit in the school curriculum of high school, this trend has triggered a number of implications, such as lack of official teachers in the area and lack of teaching materials. However, research by applying a questionnaire to students and teacher highlighted the importance of discipline for the training of critical thinking and assimilation of scientific content. Highlighted the importance of awareness of the teacher about their teaching practice and the limits and possibilities for working in the classroom from a critical perspective, besides highlighting the pedagogical trend that guides faculty, among them the historical critical pedagogy action. After analyzing the data collected, it was possible to see important information about the development of teaching and learning the discipline of Sociology. This information indicated that sociology enables students to return a knowledge beyond being common, through the help of the teacher and appropriate methodologies, in which it will be able to reach a criticality that allows you to adopt attitudes that will give you a new look student on society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleMetodologia no ensino e aprendizagem da sociologia no 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino e aprendizagem adotadas no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros no município de Jussara-PR. A Sociologia é uma disciplina com histórico de entrada e saída no currículo escolar do Ensino Médio, essa trajetória desencadeou uma série de implicações, como falta de professores concursados na área e insuficiência de materiais didáticos. No entanto, a pesquisa através da aplicação de questionário junto a alunos e a professora, evidenciou a importância da disciplina para a formação do senso crítico e assimilação do conteúdo científico. Destacou a importância da consciência do professor sobre sua prática pedagógica e os limites e possibilidades para se trabalhar em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica, além do destaque à tendência pedagógica que orienta a ação docente, dentre elas a pedagogia histórico crítica. Após a análise dos dados coletados, foi possível constatar informações importantes sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia. Estas informações revelaram que a Sociologia possibilita ao estudante desenvolver um conhecimento para além do senso comum, através do auxílio do professor e de metodologias apropriadas, em que o mesmo conseguirá chegar a uma criticidade que lhe permite adotar atitudes que irá lhe proporcionar um novo olhar do estudante sobre a sociedade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoloto, Claudimara Cassoli
dc.contributor.referee2Winter, Lairton Maciel
dc.contributor.referee3Valentin, Silvana Mendonça Lopes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_35.pdf546,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.