Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernanda Cristina Ribeiro dos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:55:14Z-
dc.date.available2020-11-24T14:55:14Z-
dc.date.issued2014-10-31
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Cristina Ribeiro dos. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21032-
dc.description.abstractThis research aimed to study the importance of playfulness in literacy, especially in the early grades of elementary school, emphasizing the educational reality of a school municipal schools in the city of Ibaiti -PR. To achieve this goal, initially held the literature based on ideas and expressions of authors who speak of playful and its importance as an educational resource that teachers can use in the classroom as methodological techniques in learning, because by playfulness students can learn more pleasant way, concrete and therefore more significant. After this stage there was a field research, using as data collection instrument, questionnaire with open and closed questions that were given to ten teachers working in elementary school literacy classes. As a result, it was possible to mention that games and games in the classroom, can be considered as different social activities peculiar and fundamental interaction that guarantee the interaction and knowledge construction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagenspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo estudar a importância da ludicidade na alfabetização, especialmente nas primeiras séries do ensino fundamental, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ibaiti-PR. Para alcançar esse objetivo, realizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica baseada em idéias e expressões de autores que falam do lúdico e de sua importância como recurso pedagógico que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa. Após essa etapa realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, questionário composto por perguntas abertas e fechadas que foram entregues a dez professores que atuam nas salas de alfabetização do ensino fundamental. Como resultados, foi possível mencionar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser considerados como atividades sociais distintas de interação peculiar e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee2Sandmann, André
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee4Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_45.pdf428,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.