Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21044
Título: A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
Autor(es): Viana, Gilmar José
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Aprendizagem
Poder disciplinar
Educação - Estudo e ensino
Learning
Disciplinary power
Education - Study and teaching
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VIANA, Gilmar José. A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como temática uma abordagem sobre a importância dos professores buscarem conhecimentos que embasem as suas práticas para lidar da melhor forma possível com a indisciplina escolar. O objetivo central deste trabalho é analisar e promover a construção de conhecimentos que auxiliem na compreensão da indisciplina além das considerações de senso comum e sob um enfoque diferenciado voltado á prática docente. Considerando que a indisciplina apresenta-se como um dos maiores desafios da educação contemporânea e que o professor é o sujeito que lida diretamente com essa realidade e com suas consequências, este trabalho buscou apresentar as diferentes concepções de indisciplina e como essas diferentes visões tem influenciado a prática docente e o entendimento dessa problemática no espaço escolar. Nessa perspectiva, ressalta-se a importância de um trabalho reflexivo e fundamentado nos estudos já realizados sobre a temática, que ofereça subsídios às escolas e aos professores para entender e expressar a visão de homem, de mundo e de sociedade que norteia as suas ações educativas e para que possam cumprir o compromisso com a formação dos alunos, superando as barreiras da indisciplina escolar, que tanto dificulta este trabalho.
Abstract: This work is thematic approach teachers about the importance of seeking knowledge on which to base their practices to deal optimally with school discipline. The central objective of this paper is to analyze and promote the construction of knowledge to assist in understanding the indiscipline besides considerations of common sense and under a different focus turned back to teaching practice. Whereas indiscipline presents itself as one of the greatest challenges of contemporary education and the teacher is the subject that deals directly with this reality and its consequences, this paper aims to present the different conceptions of discipline and how these different views have influenced the teaching practice and the understanding of this problem at school. In this perspective, we emphasize the importance of a reflective and based on previous studies on the topic work, which offers grants to schools and teachers to understand and articulate the vision of man, the world and society that guides its educational activities and so they can fulfill their commitment to the training of students, overcoming the barriers of school indiscipline, which both hinders this work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21044
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_55.pdf288,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.