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Título: Sistema de avaliação da educação básica do Paraná (SAEP) e sua relação com a qualidade do ensino da matemática em uma escola pública de Foz do Iguaçu
Autor(es): Mutti, Gabriele de Sousa Lins
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Distúrbios da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem
Learning disabilities
Learning strategies
Learning
Data do documento: 3-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. Sistema de avaliação da educação básica do Paraná (SAEP) e sua relação com a qualidade do ensino da matemática em uma escola pública de Foz do Iguaçu. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Durante muito tempo a disciplina de matemática foi encarada como complicada, tornando desafiadora a tarefa dos professores que buscam ensiná-la de maneira significativa. Este trabalho teve como temática o Sistema de Avaliação Básica do Paraná (SAEP) e sua relação com a melhoria da qualidade do ensino da matemática ofertado por uma escola pública do município de Foz do Iguaçu. O objetivo desse estudo foi mostrar como é possível utilizar os dados fornecidos pela avaliação SAEP para diagnosticar as maiores dificuldades que os alunos do 9º do ensino fundamental apresentam quanto à aprendizagem da matemática, indicando até mesmo conteúdos específicos em que elas se evidenciaram. E, além disso, relatar o caso de uma escola pública que buscou refletir sobre esses resultados para minimizar as dificuldades e aprimorar o seu trabalho com essa disciplina. Utilizou-se para isso um questionário aplicado aos professores efetivos de matemática dessa escola, e, além disso, gráficos e tabelas com os padrões de desempenho dos alunos do 9º do ensino fundamental dos anos de 2012 e 2013 fornecidos pela avaliação SAEP. Concluiu-se através do aumento de 24,7 pontos na proficiência média dos alunos de 9º durante esses dois anos, que é possível melhorar a qualidade do ensino de matemática ofertado, quando há o envolvimento de todos os profissionais da escola, que juntos tiram tempo para analisar cuidadosamente seus resultados com o intuito de conhecer sua própria realidade e modificá-la através de ajustes no planejamento escolar e nas metodologias de ensino, deixando de encarar a avaliação como meramente classificatória e sim como valiosa ferramenta de reflexão e ação pedagógica.
Abstract: For a long time the discipline of mathematics was seen as complicated challenging making the task of teachers seeking to teach it in a meaningful way. This monography had as its theme the Basic System Assessment of Paraná (SAEP) and its relation to improving the quality of mathematics teaching offered by a public school of Foz Iguaçu city. The aim of this study was to demonstrate how you can use the data provided by SAEP assessment to diagnose the major difficulties that students from the 9th of Elementary Education as present to learning mathematics indicating even specific content in which they showed. And furthermore report the case of a public school that sought to reflect on these results to minimize the difficulties and enhance their work with this discipline. We used it for a questionnaire applied to effective math teachers at this school, and in addition charts and tables with the standards of student achievement of the 9th grade of Elementary Education for the years 2012 and 2013 supplied by the SAEP evaluation. It was concluded through the increase of 24.7 points in the average proficiency of students of 9th grade during those two years that it is possible to improve the quality of mathematics teaching offered when there is involvement of all professionals in the school which together take time to carefully analyze their results in order to meet their own reality and modify it through adjustments in the school planning and teaching methodologies leaving to face evaluation as merely qualifying but as valuable pedagogical tool for reflection and action.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21046
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