Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21047
Título: Evasão escolar de quem é o problema?
Autor(es): Silva, Gilberto Raimundo da
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Evasão escolar
Evasão escolar no ensino de segundo grau
Evasão escolar no ensino de primeiro grau
Dropouts
High school dropouts
Elementary school dropouts
Data do documento: 10-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Gilberto Raimundo da. Evasão escolar de quem é o problema? 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar os principais motivadores da evasão escolar. Observando educandos do ensino fundamental anos finais, e educandos do ensino médio é perceptível um elevado índice de evasão nas escolas por parte destes alunos, de tal modo tornando-se relevante a pesquisa sobre o assunto. Por observar inúmeros casos de abandono, transferências sem destino, muitas vezes este abandono significa um total rompimento com os estudos, pois não retornam mais à escola. Atualmente, a evasão escolar se constitui como um problema que cresce cada vez mais, afetando principalmente as instituições públicas. Pode-se perceber que o maior índice de evasão escolar está relacionado às necessidades dos jovens trabalharem para ajudar na renda da família, fazendo com que aumente cada vez mais o número de adolescentes deixando as salas de aula. Após discussão com referencial teórico que trata da temática em questão, pode-se observar que, muitas vezes os alunos têm certa dificuldade de permanecer em sala de aula e isso se dá por diversos motivos, tais como: metodologia que não agrada, ou seja, não desperta curiosidade no aluno, insatisfação pessoal, e ou com a forma que a instituição conduz alguns direcionamentos, falta de incentivo por parte dos pais e até mesmo de alguns professores, pode-se perceber que alguns alunos se evadem da escola para trabalhar, visto que precisam ajudar a família nas despesas. É possível perceber também que as famílias necessitam ser conscientizadas sobre a importância do estudo para os filhos. Deste modo, não há dúvida de que o meio em que o aluno vive é o familiar, cuidando dela, provavelmente se aportarão benefícios à questão educacional. Vale ressaltar que o professorado é e sempre será um dos construtores importantes da questão educacional.
Abstract: This study aimed to verify the key drivers of truancy. Observing students of elementary school final year, students and high school is perceived a high dropout rate in schools by these students, so making it relevant to research on the subject. By observing several cases of abandonment, transfers aimlessly, often this means abandoning a breakup with the full studies, because most do not return to school. Currently, truancy is constituted as a problem that grows increasingly, mainly affecting public institutions. Can be seen that the highest dropout rate is related to the needs of young people working to help the family income, so that increases each time the number of teenagers leaving the classrooms. After analyzing the data collected, it was observed that some students really have some difficulty staying in the classroom and this happens for several reasons, such as methodology that does not appeal, or, does not arouse curiosity in students, staff dissatisfaction, and or with the way the institution conducts some directions, lack of encouragement from parents and even some teachers, it can be noticed that some students drop out of school to work, since they need to help the family pay the costs. You can also see that families need to be made aware about the importance of the study to the children. Thus, there is no doubt that the environment in which the student lives is the family, caring for her, probably will allocate benefits to the educational issue. It is noteworthy that the teaching is and always will be one of the major builders of educational issue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21047
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_54.pdf311,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.