Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Jairo de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:59:10Z-
dc.date.available2020-11-24T14:59:10Z-
dc.date.issued2014-11-01
dc.identifier.citationJESUS, Jairo de. A metodologia interdisciplinar na educação de jovens e adultos. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21051-
dc.description.abstractThe following essay deals with the interdisciplinary methodology in the process of teaching and learning in the Adults and Young Adults Education, in the context of seven municipal schools in Telemaco Borba, Parana, Brazil. The research has privileged language as the axis of the interdisciplinary process developed from reading, arts and text production workshops in a project called “Mala da Poesia”. The research is composed of a theoretical foundation, arguing briefly about the education of adults in Brazil; matters that concern the interdisciplinary teaching process and the curriculum of the Adults and Young Adults Education are addressed, along with the research aspects and the methodological procedures, while also conducting the methodological analysis developed by the teachers, based on the statements obtained during the research. It can be noticed that the methodology used here provided not only a good alphabetization, oral language learning, reading, and writing effort, but also made the development of the taste and pleasure for reading possible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleA metodologia interdisciplinar na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a metodologia interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto de sete escolas da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, Paraná. A pesquisa privilegiou a linguagem como eixo do processo interdisciplinar desenvolvido a partir de oficinas de leitura, arte e produção de textos em um projeto denominado Mala da Poesia. A pesquisa é composta por fundamentação teórica, discorre-se brevemente sobre a Educação de adultos no Brasil; abordam-se questões relativas ao processo de ensino interdisciplinar e o currículo da educação de jovens e adultos. Também aborda-se os aspectos da pesquisa e os procedimentos metodológicos, além de realizar-se a análise da metodologia desenvolvida pelas professoras, norteada pelos depoimentos colhidos durante a pesquisa. Percebe que a metodologia utilizada propiciou não só um bom trabalho de alfabetização, aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita, mas também possibilitou o desenvolvimento do gosto e do prazer pelo ato de ler.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.contributor.referee1Sandmann, André
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_61.pdf383,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.