Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Jhones Donizetti
dc.date.accessioned2020-11-24T14:59:48Z-
dc.date.available2020-11-24T14:59:48Z-
dc.date.issued2014-10-24
dc.identifier.citationMENDES, Jhones Donizetti. A importância das práticas de ensino voltadas para a educação ambiental: uma experiência no Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, Guaíra (PR). 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21054-
dc.descriptionTrabalho apresentado no I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas da Geografia e XXII Semana de Geografiapt_BR
dc.description.abstractThis study has aimed to apply teaching practices in order to better understanding of environmental issues by students of Franciscano Nossa Senhora do Carmo School, in Guaira, PR, referring to structure and operation of the Basin Stream Marginal (BHCM), located in same city. This teaching has succeeded by applying dynamic practical teaching to analyze the students' knowledge about it and promote further learning. First, we applied a quiz to discover in what level the environmental design students about BHCM was at the beginning of the project. Later, the students increased their knowledge through dialogued and expository explanations with an open of discussions to better understand the study. In terms of methods and techniques, the project: a) there were didactic constructions (models, location maps sketches and paintings to analyze the landscape physiology) and b) performed field classes to better understand the theory. By analyzing and comparing the results of the survey it was understood where students should focus more environmental education on matters related to the structure and functioning of BHCM, critically influencing the ways of thinking, acting and noticing the environment which they belong to, realizing man as intensifier environmental impacts inclusive in the natural / built. The student’s perception revealed content not manifest of experiences in relation to the environmental impacts associated with standards of local land use, the conservation as attribution of meanings to BHCM, and natural features such as key determinants of preferences and of landscapes quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQualidade ambientalpt_BR
dc.subjectBacias hidrográficas urbanaspt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental qualitypt_BR
dc.subjectUrban watershedspt_BR
dc.subjectEnvironmental impact statementspt_BR
dc.titleA importância das práticas de ensino voltadas para a educação ambiental: uma experiência no Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, Guaíra (PR)pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo aplicar práticas de ensino com vistas a melhor compreensão de questões ambientais por alunos do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, de Guaíra-PR, referente à estrutura e funcionamento da Bacia Hidrográfica do Córrego Marginal (BHCM), localizado no mesmo município. Esse ensino teve êxito através da aplicação de práticas de ensino dinâmicas para analisar o conhecimento dos alunos a respeito e promover um maior aprendizado. Primeiro, aplicou-se um questionário para analisar em que nível estava a concepção ambiental dos alunos sobre a BHCM no começo do projeto. Posteriormente, os discentes ampliaram seus conhecimentos através de explicações dialogadas e expositivas com abertura de discussões para melhor compreensão do estudo. Em termos de métodos e técnicas, o projeto: a) houve construções didáticas (maquetes, esboços de mapas de localização e pinturas para analisar a fisiologia da paisagem) e; b) realizaram aulas de campo para compreender melhor a teoria. Ao analisar e comparar os resultados do questionário compreendeu-se onde os alunos deveriam focar mais a educação ambiental sobre os assuntos pertinentes à estrutura e funcionamento da BHCM, influenciando criticamente os modos de pensar, de agir e de perceber o meio ao qual estão inseridos, percebendo o homem como intensificador dos impactos ambientais, incluso no meio natural/construído. A percepção dos discentes revelou um conteúdo não manifesto de experiências vivenciadas em relação aos impactos ambientais associados aos padrões de uso do solo locais, a conservação como atribuição de significados para a BHCM, e as características naturais como principais determinantes das preferências e da qualidade das paisagens.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Carletto
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Carletto
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Carletto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_64.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.