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Título: A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná
Autor(es): Silva, Jocilene Terezinha Velasco da
Debald, Blasius Silvano
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Professores - Eficiência
Eficácia no ensino
Planejamento educacional
Teacher effectiveness
Effective teaching
Educational planning
Data do documento: 3-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Jocilene Velasco; DEBALD, Blasius Silvano. A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A finalidade da pesquisa foi analisar a função desempenhada pelos docentes na Educação Infantil, a partir do cotidiano e as atividades desenvolvidas em um Centro Municipal de Educação Infantil do extremo Oeste do Paraná. A função docente na Educação Infantil tem sua pertinência quando se analisa o discurso e a prática dos docentes, como também, a teoria e o praticado nas instituições. Para a realização da pesquisa foi necessário além de formação teórica, vivência e reflexões sobre a organização e o cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, e de entrevista com os profissionais no intuito de captar o que ocorre no grupo. A Educação Infantil no âmbito educacional obteve inúmeros avanços. Do assistencialismo ao atendimento não adequado, passou a ser amparada por lei e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica. Nesse contexto averiguaram-se as condições que os docentes realizam suas funções no espaço educacional e o reconhecimento dos mesmos na figura de docente no exercício efetivo de suas práticas diárias. Na contemporaneidade o professor tem assumido cada vez mais responsabilidades que não são pertinentes a sua função e acabam culminando em um distanciamento entre o ideal almejado pela profissão, levando a precarização da sua função.
Descrição: Trabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060
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