Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21070
Título: As significativas contribuições da arte no processo ensino aprendizagem
Autor(es): Silva, Lucilene Marques da
Orientador(es): Batista, Floida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Ensino criativo
Crianças - Aptidão para o desenho
Aprendizagem pela descoberta
Creative teaching
Drawing ability in children
Learning by discovery
Data do documento: 8-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Lucilene Marques da. As significativas contribuições da arte no processo ensino aprendizagem. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Esta monografia teve como temática as Significativas Contribuições da Arte no Processo Ensino Aprendizagem. A educação permite a construção, formação e transformação do sujeito e a arte, nas suas variadas expressões reflete-a como ilustre ferramenta no contexto social e educacional. Para realização deste trabalho foi utilizada pesquisa exploratória envolve levantamento bibliográfico e estudo de campo. A pesquisa bibliográfica de autores que contribuíram bastante para o conhecimento do mesmo e uma pesquisa de campo que foi realizada com alunos do 4º anos do ensino fundamental, através de um questionário. O aluno toma-se mais sensível quando tem a arte como algo significativo em sua educação, e cabe ao professor à tarefa de levá-lo a novas descobertas, buscar promover a conscientização e a efetiva participação no processo de vida. As considerações finais apontadas pela análise podem ser aplicadas em ambiente escolar. As aulas de Arte, assim como os professores, não precisam visar à formação de pintores, escultores ou peritos em artes, mas através dela ampliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos tornando-os criativos, sensíveis e dinâmicos perante a sociedade.
Abstract: This paper had as its theme the Significant Contributions of Arts in Teaching Learning Process. Education allows the construction, formation and transformation of the subject and the art in its various expressions reflects it as illustrious tool in social and educational context. To conduct this study was used exploratory research involves literature and field study. The literature of authors who contributed significantly to the knowledge of it and a field survey that was conducted with students from 4 years of elementary school, through a questionnaire. The student becomes more sensitive when you have art as something meaningful in their education, and it is up to the teacher to the task of taking you to new discoveries, seek to promote awareness and effective participation in the process of life. The final considerations identified by the analysis can be applied in a school. The Art classes, as well as teachers, need not be directed to the training of painters, sculptors and experts in arts, but through it broaden the knowledge and sensitivity of students making them creative, sensitive and dynamic in society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21070
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_80.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.