Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuilherme, Maria Yvone Machado
dc.date.accessioned2020-11-24T15:06:29Z-
dc.date.available2020-11-24T15:06:29Z-
dc.date.issued2015-11-06
dc.identifier.citationGUILHERME, Maria Yvone Machado. Os desafios do professor no processo de inclusão, envolvendo escola e família. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21084-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDevelopmentally disabled childrenpt_BR
dc.titleOs desafios do professor no processo de inclusão, envolvendo escola e famíliapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo se propôs à análise e reflexão a respeito das políticas de inclusão. Justifica se a escolha desse tema, como forma de entender como se processa a inclusão de alunos na rede regular de ensino, perante uma sociedade que precisa vencer preconceitos, rever valores e buscar novos paradigmas diante de uma educação para todos. Considerando a importância da formação de professores e a necessidade de organização de sistemas educacionais inclusivos para a concretização dos direitos dos alunos com necessidade educacionais especiais, a Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade, envolvendo muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. Outro aspecto a ser considerado é o papel do professor, pois é difícil repensar sobre o que estamos habituados a fazer. Pretende-se ainda favorecer ao professor a reflexão sobre sua realidade profissional e sua prática pedagógica, bem como sobre os ajustes que parecem ser necessários, para que se atenda às propostas contidas nas políticas educacionais para a efetivação da educação inclusiva.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_106.pdf244,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.