Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21088
Título: O livro didático nas aulas de geografia: uma reflexão sobre a importância do seu uso no ensino fundamental
Autor(es): Puchalski, Silvana
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Comunicação na educação
Recursos eletrônicos de informação
Estratégias de aprendizagem
Communication in education
Electronic information resources
Learning strategies
Data do documento: 31-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PUCHALSKI, Silvana. O livro didático nas aulas de geografia: uma reflexão sobre a importância do seu uso no ensino fundamental. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a abordagem do livro didático nas aulas de Geografia, tendo como foco da pesquisa os alunos do Ensino Fundamental de determinada escola da cidade de Figueira-PR, uma vez que o seu objetivo é identificar a forma como o livro didático vem sendo utilizado na sala de aula, analisando a importância deste recurso didático na visão dos alunos e ainda, investigando se há ocorrência, no que compete à utilização de outros recursos didáticos que complementem as práticas pedagógicas em torno dos temas geográficos. E frente ao novo contexto do mundo atual no qual se insere a escola, tratou-se sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, embora conferindo ao livro a sua importância frente a sua tradição nos bancos escolares, pois trata-se de um processo de junção de recursos, métodos e técnicas que devem ser inovadas e utilizadas pelos professores.
Abstract: This work had as its theme the approach of the textbook in geography lessons, focusing on the research of elementary school students in a particular school in the city of Figueira-PR, since its goal is to identify how the textbook comes being used in the classroom, analyzing the importance of this teaching tool in the vision of the students and also investigating whether there is an occurrence, as it is for the use of other learning resources that complement the pedagogical practices around the geographic themes. And opposite the new context of the current world in which it operates the school, was treated on the role of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching-learning process of Geography, although giving the book its importance compared to its tradition banks in school because it is a process of pooling the resources, methods and techniques that should be innovated and used by teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21088
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_114.pdf625,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.