Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21093
Título: | A importância do brincar na educação infantil |
Autor(es): | Paiva, Susana Barbosa de França de |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Atividades criativas na sala de aula Crianças - Desenvolvimento Jogos educativos Creative activities and seat work Child development Educational games |
Data do documento: | 10-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PAIVA, Susana Barbosa de França de. A importância do brincar na educação infantil. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como tema a importância do brincar na Educação Infantil, através da análise de autores renomados. Foi possível demonstrar a necessidade de se criar e oportunizar espaços para que as crianças se desenvolvam com qualidade e de forma plena através do brincar e dos jogos, esses que contribuem de forma positiva para o seu crescimento. O lúdico aparece como peça fundamental para a aprendizagem do aluno, sendo uma ferramenta pedagógica para o trabalho do professor em sala de aula. O presente estudo menciona o que seria o brincar, e sua contribuição para a educação e vida das crianças, mostrando que no decorrer dos anos, as visões e utilizações de tais métodos vêm ganhando espaço no meio educacional e social. Diante de todas as informações presente nesse estudo, pode-se observar que, brincar é o mesmo que respirar, sendo necessário para o desenvolvimento infantil e contribuindo para a formação de cidadãos conhecedores da vida de uma forma plena e prazerosa, tornando-os prontos para mudar no mundo o que for necessário. Assim, demonstra-se que o lúdico proporciona a interação entre as crianças, transformando-se numa ponte entre o imaginário e o real, facilitando dessa forma a aquisição do conhecimento. |
Abstract: | This work had as its theme the importance of play in early childhood education, through the analysis of renowned authors. It was possible to demonstrate the need to create and favor spaces for children to develop with quality and full form through play and games, those that contribute positively to growth. The playful appears as a key to student learning, with a pedagogical tool for the work of teachers in the classroom. This study mentions what would be the play, and their contribution to the education and lives of children, showing that over the years, the views and uses of such methods have been gaining ground in the educational and social environment. Faced with all this information in this study, it can be observed that play is the same as breathing, being necessary for child development and contributing to the formation of literate citizens living a full and pleasurable way, making them ready for change in the world we needed. Thus, it is shown that the playful provides the interaction between children, becoming a bridge between the imaginary and the real, thereby facilitating the acquisition of knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21093 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_118.pdf | 575,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.