Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAcosta, Patrícia Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-24T15:08:46Z-
dc.date.available2020-11-24T15:08:46Z-
dc.date.issued2014-12-11
dc.identifier.citationACOSTA, Patrícia Rodrigues. A importância da música na educação infantil. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21094-
dc.description.abstractThis study aimed to conduct a study to investigate how teachers of early childhood education are entering the music in their teaching, and what is its contribution towards the development of learning once, may aid the child's psychomotor development, and collaborate in cognitive, social and emotional creativity, providing the student with contact with a playful and literate world. To achieve this goal, originally one grounded literature on ideas and thoughts from various authors, who consider music as an important teaching tool in the classroom was conducted. Following a field study with the intention of obtaining information relating to the research topic was held. As a working tool, questionnaires consisting of open and closed that were given to teachers working in early childhood education centers of Ibaiti in order to compare theory with practice questions were used. Data analysis was done after collecting the questionnaires and is presented by categories. We opted for this choice to facilitate the reader's understanding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectEstilo cognitivo em criançaspt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectCognitive styles in childrenpt_BR
dc.titleA importância da música na educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo para investigar como os professores da educação infantil estão inserindo a música em sua prática pedagógica, e qual a sua contribuição em relação ao desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que, possa auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, e colaborar nas criatividades cognitivas, sociais e emocionais, possibilitando ao aluno um contato com um mundo lúdico e letrado. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica alicerçada nas ideias e pensamentos de diversos autores, que consideram a música como um importante recurso pedagógico em sala de aula. Na sequência foi realizada uma pesquisa de campo com a intenção de obter informações referentes ao tema pesquisado. Como instrumento de trabalho, foram utilizados questionários constituídos por questões abertas e fechadas que foram entregues aos professores atuantes nos centros de educação infantil de Ibaiti com a finalidade de comparar a teoria com a prática. A análise dos dados foi feita após o recolhimento dos questionários e está apresentada por meio de categorias. Optou-se por esta escolha para facilitar a compreensão do leitor.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Teresinha Carletto de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_96.pdf467,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.