Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21096
Título: O uso de tecnologias educacionais no ensino: a sala de apoio à aprendizagem
Autor(es): Monteiro, Rosângela
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Internet na educação
Otimização matemática
Internet in education
Mathematical optimization
Data do documento: 25-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MONTEIRO, Rosângela. O uso de tecnologias educacionais no ensino: a sala de apoio à aprendizagem. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso das tecnologias educacionais como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem, especificamente na Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA). Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo cujo núcleo se constituiu por um grupo de sujeitos identificados como alunos do 6º ano que participam da SAA. Estes alunos foram encaminhados para frequentarem esta sala de apoio por apresentarem dificuldades de aprendizagem em matemática e são essas dificuldades que justificam o uso das tecnologias educacionais no suprimento da defasagem de aprendizagem desses educandos. Os dados foram coletados através de um Pré-teste que antecedeu o trabalho realizado com as tecnologias educacionais, neste caso softwares online e sites com exercícios de matemática, e um Pós-teste aplicado após a realização das atividades. Os testes serviram para avaliar o desempenho dos alunos e diagnosticar se houve mudança na compreensão das quatro operações fundamentais da matemática, além disso, serviram de suporte para avaliar se as tecnologias educacionais facilitam a compreensão dos alunos da SAA. Os resultados da pesquisa, evidenciados no pós-teste, revelaram que as tecnologias educacionais alteram significativamente o nível de compreensão dos alunos. Todavia, é imprescindível que o trabalho com as tecnologias seja bem planejado e direcionado por objetivos estrategicamente elaborados.
Abstract: This work had as its theme the use of educational technologies as pedagogic resource in teaching-learning, specifically in Learning Support Room (SAA). To this end, a survey was conducted of field whose core is formed by a group of subjects identified as students of the sixth grade who participate in SAA. These students were sent to attend this support room for presenting learning difficulties in mathematics and are these difficulties justifying the use of educational technologies in the supply of these students learning gap. The data were collected through a pre-test that preceded the work done with educational technologies, in this case online software and websites with math exercises, and a post-test applied after the completion of the activities. The tests used to assess student performance and diagnose whether there's been a change in the understanding of the four fundamental operations of mathematics, moreover, served as support to assess whether educational technologies facilitate students ' understanding of the SAA. The survey results, evidenced in the post-test, revealed that the educational technologies alter significantly the level of understanding of students. However, it is essential that the work with the technologies is well planned and directed by goals strategically prepared.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21096
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_105.pdf842,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.