Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21111
Título: A importância do lúdico na educação infantil
Autor(es): Silva, Natália Zanatta da
Orientador(es): Batista, Floida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Socialização
Integração na educação
Criatividade em crianças
Socialization
School integration
Creative ability in children
Data do documento: 10-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Natália Zanatta da. A importância do lúdico na educação infantil. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A pesquisa com o título a Importância o Lúdico na Educação Infantil aponta as possibilidades e os benefícios às crianças, no seu desenvolvimento em vários aspectos, favorecendo seu crescimento, sua socialização e aprendizagem através de atividades diversificadas, as quais são possíveis através da ludicidade, sendo assim o referido trabalho teve como objetivo compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, adquirido através de brincadeiras e dos jogos, de forma que lhes possibilitem desenvolver a autonomia, coordenação motora, criatividade, além do afetivo, da sua socialização, interação com outras crianças e principalmente a diversão. Hoje o lúdico está associado a jogos, brincadeiras, interesse, prazer, ajuda a desenvolver a criatividade e proporciona bem estar aos educandos, cabe ao profissional de educação física utilizar a ludicidade como meio para desenvolver inúmeras capacidades em seus alunos para que o ensino aprendizagem aconteça de forma espontânea, divertida e principalmente significativa. Este trabalho foi composto através da pesquisa bibliográfica analisando diversos e diferentes autores que possibilitaram compreender a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Desse modo, foi possível entender que o trabalho realizado com lúdico vem ao longo dos tempos conquistando seu espaço, sua importância e até mesmo necessidade, tornando-se uma ação importante de forma geral, ação esta presente na vida do ser humano em todas as fases, seja na infância, na idade adulta ou na velhice, sendo que a ação lúdica contribui para a construção da autonomia, no entanto, verificou-se também que as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da criança, sendo que na escola os mesmos necessitam ter a mediação docente, pois nesse ambiente o que se busca é a transmissão e a assimilação dos conhecimentos constituídos socialmente pela humanidade.
Abstract: The survey titled The Importance Playfulness in kindergarten shows the possibilities and benefits to children, their development in various aspects, favoring their growth, their socialization and learning through diversified activities, which are possible through playfulness, being so that the study aimed to understand the importance of playfulness in early childhood education, acquired through play and games in order to enable them to develop autonomy, coordination, creativity, beyond the affection, their socialization, interaction with other children and mostly fun. Today the play is associated with games, jokes, interest, pleasure, helps develop creativity and provides welfare to the learners, it is up to the physical education professional use playfulness as a means to develop many skills in their students so that teaching and learning happen spontaneous, fun and mostly significantly. This work was composed through the literature and analyzing many different authors that allowed to understand the importance of playfulness in children's development. Thus, it was possible to understand that the work done with playfulness comes through time conquering its space, its importance and even necessity, becoming an important action in general, action is present in human life at all stages either in childhood, adulthood or old age, and the playful action contributes to the construction of autonomy, however, it was also noted that the play contribute to the development of the child, and in school they need to have the teacher mediation because this environment what is sought is the transmission and assimilation of knowledge socially constituted by humanity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21111
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_94.pdf407,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.