Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21115
Título: Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
Autor(es): Lunkes, Neusa
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Meio ambiente e crianças
Conservação da natureza
Desenvolvimento sustentável
Environment and children
Nature conservation
Sustainable development
Data do documento: 14-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LUNKES, Neusa. Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A educação ambiental tem sido um assunto debatido amplamente na atualidade. Seu propósito é o de dar um novo significado na relação do ser humano com a natureza, tentando com isso modificar comportamentos que levam a degradar o meio ambiente. Seu estudo deve iniciar no convívio familiar e segue sua aprendizagem no âmbito escolar. Consta-se, contudo, a necessidade de se desenvolver na escola, além da transversalidade, um elo ambiental, visando alavancar de forma efetiva o ensino da educação ambiental. Neste sentido, o objetivo principal desta monografia foi apresentar metodologias de como trabalhar a educação ambiental no ensino fundamental. A metodologia empregada no presente estudo foi predominante descritiva exploratória. As ferramentas adotadas para a coleta de dados foi à pesquisa bibliográfica. Como resultado do estudo apresento alguns métodos e técnicas que podem ser desenvolvidos na escola com os alunos, relacionados ao tema ambiental, para que cada vez mais se possa compreender e respeitar a natureza.
Abstract: Environmental education has been a widely debated subject today. Its purpose is to give a new meaning in the relationship of human beings with nature, trying to modify behaviors that lead to degrade the environment. His study should start within schools. The school, however, is the need to develop it beyond the transversality, an environmental link, in order to effectively leverage the teaching of environmental education. Thus, the main objective of this monograph was present ways of how to work the environmental education in elementary school. The methodology employed in this study was prevalent exploratory descriptive. The tools adopted for data collection were the bibliographical research and documentary. The results of the study point out that the study of environmental education tends to favor the progress of mankind, unraveled the natural laws governing the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21115
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_95.pdf392,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.