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Título: Violência sexual infantil: uma proposta metodológica de prevenção e intervenção na escola
Título(s) alternativo(s): Child Sexual Violence: a methodological proposal for prevention and intervention in school
Autor(es): Lopes, Jacqueline Taveira
Orientador(es): Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Crime sexual contra as crianças
Direitos das crianças
Currículos
Child sexual abuse
Children's rights
Education – Curricula
Data do documento: 30-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES, Jacqueline Taveira. Violência sexual infantil: uma proposta metodológica de prevenção e intervenção na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A violência sexual é problema social que afeta milhares de crianças anualmente, é também um problema de saúde pública que requer muita atenção e trabalho para reduzir seus altos índices. Este problema tem raiz desconhecida, porém, o histórico de violências cometidas contra crianças é de longa data. Este estudo de cunho bibliográfico visa construir metodologias de prevenção e intervenção da violência sexual, abordando os pontos de vista históricos e legislativos. Apresenta-se ainda, a escola como um ambiente propício a detecção do abuso sexual e a responsabilidade de professores conhecerem o tema e trabalharem de forma ativa na prevenção e intervenção. Sugere-se uma proposta metodológica de trabalho em escolas, especialmente voltadas aos professores, para atuar com crianças bem pequenas e também com as maiores.
Abstract: Sexual violence is a social problem that affects thousands of children annually. It is also a public health problem that requires a lot of attention and work to reduce its high rates. This problem has an unknown root, however, the history of violence committed against children is longstanding. This bibliographical study aims to construct methodologies for the prevention and intervention of sexual violence, addressing the historical and legislative points of view. It also presents the school as an environment conducive to the detection of sexual abuse and the responsibility of teachers to know the subject and to work in an active way in prevention and intervention. It is suggested a methodological proposal of working in schools, especially aimed at teachers, to work with very small children and also with the larger ones.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21120
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