Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Janiele de Carvalho
dc.date.accessioned2020-11-24T15:15:08Z-
dc.date.available2020-11-24T15:15:08Z-
dc.date.issued2018-06-01
dc.identifier.citationNUNES, Janiele de Carvalho.Teatro em escola de período estendido: a arte como processo de desenvolvimento cultural e cidadão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21121-
dc.description.abstractThis work had as its theme the theater in the education of extended period. All process was investigated on how are developed the theatrical workshops in the municipal schools of Paranavaí. Three teachers from three different municipal schools were interviewed through a questionnaire composed of eight questions. The idea is to know how these teachers can put into practice theatrical activities with children from 7 to 11 years of the 1st to 5th year. The intention is not to make judgments of the schools or the teachers who teach the workshops, but to understand how theater can be a transformative agent in the education of children. In this way, the students’ learning process was analyzed and if it is possible to achieve good results through the theater. One of the authors used in the bibliography of this work was the author and director of North American theater Viola Spolin, one of the main innovators of the theater in the education. In the book Theatrical Games for the classroom: a manual for the teacher was of extreme relevance for the development of this work, because in this book contains theatrical dynamics that can be concretized in the classroom as playful pedagogical practices. Other authors cited in this work were directly linked to a reflection on social and human formation through culture. The Greek culture also has a strong reflection of the social construction that is lived today, besides being the cradle of the birth of the theater.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectCulture diffusionpt_BR
dc.titleTeatro em escola de período estendido: a arte como processo de desenvolvimento cultural e cidadãopt_BR
dc.title.alternativeTheater in integral education: art as a process of cultural development and citizenpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o teatro na educação de período estendido. Todo processo foi pesquisado sobre como são desenvolvidas as oficinas teatrais nas escolas municipais de Paranavaí. Foram entrevistados três professores de três escolas municipais diferentes por meio de um questionário composto por oito perguntas. A ideia é saber como esses professores conseguem colocar em prática as atividades teatrais com crianças de 7 a 11 anos do 1º ao 5º ano. A intenção não é realizar julgamentos das escolas ou dos professores que ministram as oficinas, mas entender como o teatro consegue ser um agente transformador na educação das crianças. Dessa forma, foi analisado o processo de aprendizagem dos alunos e se é possível atingir bons resultados por meio do teatro. Um dos autores utilizados na bibliografia deste trabalho foi a autora e diretora de teatro norte americana Viola Spolin, uma das principais inovadoras do teatro na educação. No livro Jogos Teatrais para sala de aula: um manual para o professor foi de extrema relevância para o desenvolvimento desse trabalho, pois nesse livro contém dinâmicas teatrais que podem ser concretizadas em sala de aula como práticas pedagógicas lúdicas. Outros autores citados nesse trabalho estavam diretamente ligados a uma reflexão sobre a formação social e humana por meio da cultura. A cultura grega também tem um forte reflexo da construção social que se vive hoje, além de ser o berço do nascimento do teatro.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3GÓMEZ, Magela Reny Fonticiella
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teatroescoladesenvolvimentocultural.pdf352,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.