Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Lucimara da
dc.date.accessioned2020-11-24T15:15:23Z-
dc.date.available2020-11-24T15:15:23Z-
dc.date.issued2018-08-15
dc.identifier.citationROCHA, Lucimara da. Perspectivas das práticas de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias nas escolas públicas no município de Serranópolis do Iguaçu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21122-
dc.description.abstractThis work had as its theme the study of the natural sciences and their technologies in the two state public schools of the municipality of Serranópolis do Iguaçu. We sought to analyze the guiding documents that the schools use, contrasting with the teaching methodologies used by the teachers and the teaching methods included in the Curricular Pedagogical Projects of the educational institutions. A very important aspect analyzed is the real intentions of working with the students in a contextualized and interdisciplinary way. It is concluded that the function of the natural sciences and their technologists is something greater than just teaching the scientific contents accumulated by humanity, is to contribute só that the human being knows what to do with this knowledge, materializing intellectual capital and transforming it into quality of life, instrumentalizing to live better in society, to solve problems of their day to day só that learning becomes significant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titlePerspectivas das práticas de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias nas escolas públicas no município de Serranópolis do Iguaçupt_BR
dc.title.alternativePerspectives of teaching practices of natural sciences and their technologies in public schools in the municipality of Serranópolis do Iguaçupt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o estudo das ciências da natureza e suas tecnologias nas duas escolas públicas estaduais do município de Serranópolis do Iguaçu. Buscou-se analisar os documentos norteadores que as escolas utilizam, contrapondo com os as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e os métodos de ensino constantes nos Projetos Pedagógicos Curriculares das instituições de ensino. Um aspecto importantíssimo analisado são as reais intenções de se trabalhar com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar. Conclui-se que a função das ciências da natureza e suas tecnólogas é algo maior que apenas ensinar os conteúdos científicos acumulados pela humanidade, é contribuir para que o ser humano saiba o que fazer com estes conhecimentos, materializando o capital intelectual e transformando-o em qualidade de vida, instrumentalizando para viver melhor em sociedade, para resolver problemas do seu dia-a-dia de forma que o aprendizado se torne significativo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa Cedran
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Winter, Lairton Moacir
dc.contributor.referee3Oliveira, Rogerio Eduardo Cunha de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
perspectivasensinocienciasnatureza.pdf244,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.