Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Jakeliny Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:15:38Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:15:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-10 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jakeliny Santos. Ensino público no Brasil: a educação no rol dos direitos fundamentais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21123 | - |
dc.description.abstract | This monographic work reflects on some advances and challenges of Brazilian education fo- cused on research in the area of educational policies and the limits and possibilities for facing the challenges posed to education nowadays. It starts from a critical reflexive approach pro- posing a systemic view on school and education, proposes a reflection from the history of education and the central problems faced by the public network. Taking a general look at the origins of Brazilian education, and from there, we will try to identify some of its fundamental characteristics, só that we can better understand the central theme of this research. We have been discussing basic education in Brazil since the 1988 Constitution and, more importantly, in recent years, where it has undergone great changes. We will also talk about the teacher’s role in the task of promoting learning and the difficulties encountered during the accomplish- ment of this task. The effectiveness of education is the right of everyone and the duty of the State to guarantee through public policies, since the promotion of fundamental social rights demands the taking of positive actions by the State, só primordial that it passes through the family and society needs to collaborate demonstrating that the higher the level of education of a better population is health, work and other social rights, thus guaranteeing an existential minimum, without the justification that the public purse can not guarantee basic rights to the man based on the principle of reservation as possible. It is important to point out that this research will serve to enrich our knowledge, at a time when the country is going through a crisis that affects everyone, as well as being the basis for provoking reflection and stimulating change, in a society marked by differences. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Legislação | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Education and state | pt_BR |
dc.subject | Educational law and legislation | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.title | Ensino público no Brasil: a educação no rol dos direitos fundamentais | pt_BR |
dc.title.alternative | Education in Brazil: advances and challenges presented by education professionals | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico reflete sobre alguns avanços e desafios da educação brasileira ten- do como foco as pesquisas na área das políticas educacionais e os limites e possibilidades para o enfrentamento dos desafios postos à educação na atualidade. Parte-se de uma abordagem critica reflexiva propondo um olhar sistêmico sobre escola e a educação, propõe uma reflexão a partir da história da educação e os problemas centrais enfrentados pela rede pública. Fazen- do um apanhado geral em relação às origens do ensino brasileiro, desde então, buscamos i- dentificar algumas de suas características fundamentais, para que possamos compreender me- lhor sobre o tema central desta pesquisa. Abordamos sobre a educação básica no Brasil, desde a Constituição de 1988 e, com mais ênfase, nos últimos anos, aonde vem sofrendo grandes mudanças. Falaremos também sobre papel do professor diante a tarefa de promover a apren- dizagem e as dificuldades encontradas durante a realização dessa tarefa. A efetividade da edu- cação é direito de todos e dever do Estado que deve garantir através das politicas públicas, pois a promoção dos direitos fundamentais sociais demanda a tomada de ações positivas a cargo do Estado, tão primordial que perpassa pelo seio familiar e a sociedade precisa colabo- rar para sua concretização Demonstrando que quanto maior é o nível da educação de uma população melhor é a saúde, trabalho e demais direitos sociais garantindo assim mínimo exis- tencial, não cabendo a justificativa de que o erário não pode garantir direitos básicos ao homem baseado no principio da reserva do possível. É importante salientar que, essa pesquisa servirá para enriquecer o nosso conhecimento, num momento em que o País passa por uma crise que afeta a todos, além de ser base para provocar reflexão e estimular mudanças, numa sociedade marcada por diferenças. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee1 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | |
dc.contributor.referee3 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinopublicobrasileducacaodireitos.pdf | 314,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.