Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21130
Título: Uso de maquetes no ensino da matemática aplicada ao ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Use of models in teaching mathematics applied to elementary education l
Autor(es): Silva, Jose Dell Anhól Daniel da
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Ensino - Meios auxiliares
Learning strategies
Creative activities and seat work
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Jose Dell Anhól Daniel da. Uso de maquetes no ensino da matemática aplicada ao ensino fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de maquete como estratégia de ensino visando tornar a aprendizagem matemática, na visão do aluno, mais atraente e descomplicada. Com o passar dos anos os educadores tem buscado estratégias de ensino para atrair a atenção e o interesse dos educandos pelo conteúdo apresentado, que por muitas vezes chegam na idade escolar já com um bloqueio pela matemática. Por meio do uso da maquete no ensino pode se unir conteúdo com a prática dos educandos e observar os conceitos matemáticos que existem na construção de uma casa. Esse projeto foi realizado em um colégio no interior do Paraná para uma turma do sexto ano e em cada conceito matemático apresentado aos alunos foram interligadas às situações vivenciadas em uma construção e também no seu cotidiano, incentivando-os sempre a exporem o que entenderam e quais as suas dificuldades. Com a realização dessa pesquisa verificou-se que houve melhora significativa no interesse e no aprendizado com essa estratégia de ensino entre eles, sendo que os conteúdos que podem ser abordados com esse projeto são praticamente quase toda a matriz curricular do sexto ano do ensino fundamental.
Abstract: This work had as its theme the use of mock-up as a teaching strategy aiming to make mathematical learning, in the view of the student, more attractive and uncomplicated. Over the years educators have sought teaching strategies to attract the attention and interest of learners by the content presented, which often reach school age already with a blockade for mathematics. Through the use of the model in teaching can join content with the practice of learners and observe the mathematical concepts that exist in the construction of a house. This project was carried out in a college in the interior of Paraná for a sixth grade class and in each mathematical concept presented to the students were interconnected to the situations experienced in a construction and also in their daily life, encouraging them always to expose what they understood and which their difficulties. With the accomplishment of this research it was verified that there was significant improvement in the interest and the learning with this strategy of education between them, being that the contents that can be approached with this project are practically almost all the curricular matrix of the sixth year of the elementary school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21130
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usomaquetesensinomatematica.pdf953,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.