Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21131
Título: Métodos de ensino para a inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva
Autor(es): Bezerra, Ana de Souza
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Educação especial
Ensino - Meios auxiliares
Inclusive education
Mainstreaming in education
Special education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 10-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BEZERRA, Ana de Souza. Métodos de ensino para a inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente estudo trata da educação infantil no processo de inclusão da pessoa surda e os métodos de ensino para a inclusão escolar dos mesmos. A investigação se efetivou por meio de uma abordagem qualitativa para as reflexões dos referencias teóricos, bem como entrevista com pais e professor. Entende-se que a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais é uma política educacional que contempla o atendimento de todos os alunos no mesmo espaço em comum, para que todos tenham acesso ao conhecimento escolar. Sendo a escola deve ser entendida como um espaço para que os aprendizes construam novos conhecimentos, dividam seus universos pessoais e ampliem sua visão, aprendendo a respeitar as diferenças e se tornando mais uma vez mediadora desta socialização entre os indivíduos. Com as reflexões dos referenciais teóricos e entrevista observou-se que a escola ainda está aberta à todas as situações, distante porém de cumprir o seu papel dentro da educação inclusiva, principalmente no que diz respeito aos profissionais por falta de formação adequada e que a familia ainda precisa estar sendo orientada sobre a importância que ela tem no processo educacional dos seus filhos, seja eles com ou sem deficiência.
Abstract: The present study deals with early childhood education in the inclusion of the deaf person and the teaching methods for school inclusion of such process. The research was accomplished through a qualitative approach to the reflections of the theoretical references and interviews with parents and teachers. It is understood that the school inclusion of students with special needs is an education policy that includes attendance of all students in the same space together, so that everyone has access to school knowledge. Being the school should be understood as a space for learners to construct new knowledge, divide their personal universes and expand your vision, learning to respect differences and becoming once again a mediator of this socialization among individuals. with the reflections of the theoretical frameworks and interview it was noted that the school is still open for all situations, but far from fulfilling its role within the inclusive education, especially with regard to the lack of adequate professional training and that the family still needs to be driven on the importance it has in the educational process of their children, be they with or without disabilities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21131
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_7.pdf617,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.