Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21133
Título: A alfabetização de jovens e adultos: a valorização dos diferentes conhecimentos
Título(s) alternativo(s): The literacy of youth and adults: the valuing of different knowledge
Autor(es): Bispo, Naftali Araujo
Orientador(es): Wojslaw, Eliane Bianchi
Palavras-chave: Motivação na educação
Aprendizagem
Professores
Motivation in education
Learning
Teachers
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BISPO, Naftali Araújo. A alfabetização de jovens e adultos: a valorização dos diferentes conhecimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Ao se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) muitos alunos não estão alfabetizados, portanto, considerando as diferentes histórias dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, se faz necessário um olhar atento às atividades realizadas no processo educacional para que sua inclusão social seja plena e satisfatória. O processo de alfabetização permite que os alunos tenham oportunidade de contar suas vivências, e essa valorização os motiva a continuar estudando. Por isso, foi desenvolvida esta pesquisa de cunho qualitativo direcionada a EJA com fundamentação teórica por meio da pesquisa bibliográfica. Objetivando por meio de um método exploratório conhecer essa modalidade de ensino mais profundamente tendo como foco de pesquisa de campo e coleta de dados, a Escola Municipal da Engomadeira de Salvador, Bahia, objetivando analisar a valorização dos conhecimentos dos alunos durante a realização das atividades escolares. Um projeto de suma importância no processo de ensino e aprendizagem para que os educandos tenham seus conhecimentos prévios ampliados com a utilização de metodologias que desenvolvam a autonomia, direcionando o aprendizado enriquecedor por meio de materiais didáticos diversificados, como jornais, revistas, e cartazes na realização das atividades. Mantendo os alunos frequentando as aulas, combatendo à evasão escolar, que, em muitas situações, resulta da inadequação das metodologias de ensino para o estudo dos jovens e adultos, o que acaba desmotivando-os nas atividades diárias. Sabendo que os educandos se sentem mais motivados a aprender trabalhando em grupo, e vendo em todas as tarefas, referências do seu cotidiano. Uma oportunidade também de obterem novos conhecimentos, pela troca de experiência com seus colegas, assim como por intermédio do professor.
Abstract: When enrolling in Youth and Adult Education (EJA) many students are not literate, therefore, considering the different students’ stories of Youth and Adult Education, it is necessery a attention look at the activities realized in the educational process for their social inclusion will be full and satisfactory. The process of literacy allows that the students have an opportunity to tell their experiences, and this valorization motivates them to go on studying. For this reason, this research was developed of qualitative brand directed to EJA with a theoretical basis through the bibliographic research. Objectifying by means of a exploratory methodI it will know this teaching modality more deeply having as focus of field research and data collection, the Municipal School of Engomadeira of Salvador, Bahia, objectifying to analyze the appreciation of student’s knowledge during the realization of school activities. A project of paramount importance in the process of teaching and learning só that the students have their previous knowledges expanded with the use of methodologies that develop autonomy, directing enriching learning through diverse didactic materials, such as newspapers, magazines, and posters in the realization of activities. Keeping students attending classes, combating school dropout, which in many situations results from the inadequacy of teaching methodologies for the study of young people and adults, which ultimately discourages them in daily activities.Knowing that the learners feel more motivated to learn working in a group, and noting in all the tasks, references of their daily life. An opportunity to gain new knowledge by exchanging experience with classmates as well as through the teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21133
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaojovensadultosvalorizacao.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.