Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21143
Título: Tecnologias educacionais na sala de aula: interferências e implicações no trabalho docente na disciplina de matemática
Título(s) alternativo(s): Educational technologies in the classroom: interferences and implications in teaching work in mathematics
Autor(es): Oliveira Neto, Joaquim do Carmo de
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Aritmética - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Ensino – Metodologia
Arithmetic - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Teaching – Methodology
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA NETO, Joaquim do Carmo de. Tecnologias educacionais na sala de aula: interferências e implicações no trabalho docente na disciplina de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A incorporação das novas tecnologias ao ensino não pode descuidar da investigação especialmente sua prática pedagógica, formação e experiências. O processo de ensino-aprendizagem não é estático. O professor tem como desafio alfabetizar-se nas tecnologias inovadoras e descobrir-se um facilitador do processo educacional, reinventando um conjunto de ações didático-pedagógicas. A preocupação com o uso de Tecnologia da Informação (TI) se torna crescente, uma vez que elas estão entranhadas em nosso cotidiano, nas nossas casas, no trabalho e nos mais diversos espaços sociais. Das tecnologias à prática docente, nos diversos níveis educacionais, ressaltando a importância de não se perder de vista os conteúdos específicos atividades onde houve o auxilio do computador como recurso principal e vários softwares de matemática a nossa disposição. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica de investigação que procura compreender e descrever acontecimentos e contextos complexos nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores, porém também destaca o uso das referências bibliográficas para enfatizar pontos cruciais da pesquisa.
Abstract: The incorporation of new technologies into teaching cannot neglect research especially its pedagogical practice, training and experiences. The teaching-learning process is not static. The teacher’s challenge is to become literate in innovative technologies and discover a facilitator of the educational process, reinventing a set of didactic-pedagogical actions. The concern with the use of Information Technology (IT) becomes increasing, since they are embedded in our daily life, in our houses, in the work and in the most diverse social spaces. From technologies to teaching practice, in the various educational levels, stressing the importance of not losing sight of the specific content activities where the help of the computer as the main resource and various mathematical software at our disposal. It is a research with a methodological approach to research that seeks to understand and describe complex events and contexts in which several factors are simultaneously involved, but also the use of bibliographical references to emphasize crucial points of the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21143
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaseducacionaisimplicacoesmatematica.pdf478,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.