Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150
Título: Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Playing to learn: the playfulness as didactic resource in kindergarten
Autor(es): Antunes, Patrícia
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Crianças - Desenvolvimento
Knowledge and learning
Creative activities and seat work
Child development
Data do documento: 11-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANTUNES, Patrícia. Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensino aprendizagem da escola, pois, a partir daí a mesma poderá entender os diferentes papeis a serem desenvolvidos na sociedade, na família, na comunidade, nos grupos sociais, construindo tanto sua identidade pessoal como seu referencial sociocultural. O objetivo principal deste estudo é trabalhar a inserção da criança no mundo pedagógico por meio das atividades lúdicas e sua interação no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica quantitativa e de campo visando contextualizar os assuntos que enfocam os jogos lúdicos na prática pedagógica da educação infantil. Portanto, a pesquisa desenvolveu-se através da construção tanto da teoria quanto da prática no brincar para aprender, trabalhando a ludicidade como recurso didático na educação infantil, trabalhando novas ideias através de brincadeiras, as quais devem ter objetivos plenamente pedagógicos transformando a prática pedagógica. Os jogos e brincadeiras lúdicas são extremamente relevantes para o desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Infantil, pois permeia o envolvimento lúdico na educação infantil, já que essa “linguagem” é parte natural do mundo da criança, proporcionando um desenvolvimento prazeroso com a construção do conhecimento, possibilitando uma contextualização e ressignificação do seu meio. Portanto, com base nos questionários apresentados, observou-se que em todo o processo faz-se necessário trabalhar a relação da ludicidade em conjunto professor/aluno.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_114.pdf954,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.