Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucimara Santos
dc.date.accessioned2020-11-24T15:26:02Z-
dc.date.available2020-11-24T15:26:02Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationSILVA, Lucimara Santos. O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21164-
dc.description.abstractThrough this work of completion of the Postgraduate Course in Teaching Methods and Techniques will be shown the importance of games and games in the process of teaching children’s learning in the school environment as an important teaching method for the development of the student, as also of their socialization through games, play, interaction and play together. With the main theme “The playful in the construction of the learning process in the infantile education” in the construction of the process of teaching and learning in the education, being used the street plays that are not used more by the children. The rescue of these games, bringing them to the educational environment is of paramount importance for the mental and motor development of the children, making of this context an essential factor to be worked in the schools by pedagogues, teachers, community and family. Therefore, it highlights games and street plays in early childhood education and the interdisciplinary organization of the teaching and learning procedure. In addition, street games will be addressed in the school environment to facilitate a greater learning of children. The importance of games and games and the historical trajectory of early childhood education in our country will be addressed, as will the importance of using playfulness for the development of learning and the discovery of new knowledge. For this, we need to consider the opinions of several authors, such as Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende and many others who directly or directly mention in their books the importance of games and games in children’s daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem perceptivapt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectPerceptual learningpt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.titleO lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe lúdico in the construction of the learning process in child educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPor meio deste trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Métodos e Técnicas de Ensino será mostrada a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem das crianças no ambiente escolar como um método de ensino importante para o desenvolvimento do aluno, como também de sua socialização através dos jogos, das brincadeiras, da interação e do brincar juntos. Tendo como tema principal “O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil” na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação, sendo utilizadas as brincadeiras de rua que não são usadas mais pelas crianças. O resgate dessas brincadeiras, trazendo-as para o meio educacional é de suma importância para o desenvolvimento mental e motor das crianças, fazendo deste contexto um fator essencial a ser trabalhado nas escolas por pedagogos, docentes, comunidade e família. Por conseguinte, destaca os jogos e as brincadeiras de rua na educação infantil e na organização interdisciplinar do procedimento de ensino e aprendizagem. Além disso, serão abordadas brincadeiras de rua no ambiente escolar para facilitar em maior esfera a aprendizagem das crianças. Será abordada a importância dos jogos e das brincadeiras e a trajetória histórica da educação infantil no nosso país, assim como a importância de utilizar a ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem e descoberta de novos conhecimentos. Para isto, precisamos considerar a opinião de diversos autores, como Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende e muitos outros que de forma direta ou direta citam em seus livros a importância dos jogos e das brincadeiras no cotidiano das crianças.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee2Sandmann, André
dc.contributor.referee3Fujiki, Yuka Kamila de Oliveira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludicoconstrucaoaprendizageminfantil.pdf334,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.