Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joyci Mesquita Rocha
dc.date.accessioned2020-11-24T15:27:52Z-
dc.date.available2020-11-24T15:27:52Z-
dc.date.issued2018-06-23
dc.identifier.citationSILVA, Joyci Mesquita Rocha. Utilizando as metodologias ativas de aprendizagem com sucesso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21171-
dc.description.abstractThis work had as theme the use of active methodologies of learning in the classroom as a possible instrument of modification of the current school reality, due to the need for sócio-structural changes posed by contemporaneity and the inability of traditional methodologies to promote meaningful learning and holistic training of subjects, aiming to contribute to the discussion about the advantages and disadvantages of using the methodologies in question. It is a qualitative bibliographic review of an exploratory nature that aims to investigate the history and characteristics of the pedagogical tendencies that precede the active learning methodologies, trying to understand the modifications in the relations between teacher / student and student / student and to identify the advantages, disadvantages and difficulties in the use of active methodologies in the classroom, thus allowing us to reflect on the possible prospects for change. For that, we consulted works by theorists who thought of education as an instrument of personal and social transformation, through the conceptions of constructivist theories and theories related to the active construction of knowledge, among other theoreticians who think teaching in its changing and dynamic magnitude. The results of the research demonstrate that even though the active methodologies are still challenging, they are a path with no return in higher education and, for these changes to take place, it is necessary to articulate among the various agents involved in the educational process that requires support and training of the whole system education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.titleUtilizando as metodologias ativas de aprendizagem com sucessopt_BR
dc.title.alternativeUsing active learning methodologies successfullypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o uso das metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula, como um possível instrumento de modificação da realidade escolar vigente, devido a necessidade de mudanças sócio estruturais colocadas pela contemporaneidade e a incapacidade das metodologias tradicionais promoverem a aprendizagem significativa e a formação holística dos sujeitos, objetivando contribuir para a discussão acerca das vantagens e desvantagens do uso das metodologias em questão. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa de cunho exploratório que visa pesquisar o histórico e características das tendências pedagógicas que antecedem as metodologias ativas de aprendizagem, tentando compreender as modificações nas relações entre professor/aluno e aluno/aluno e identificar as vantagens, as desvantagens e dificuldades do uso das metodologias ativas em sala de aula, possibilitando, assim, refletir sobre as possíveis perspectivas de mudanças. Para tanto foram consultadas obras de teóricos que pensaram a educação como instrumento de transformação pessoal e social, passando pelas concepções de teorias construtivistas e pelas teorias relacionadas à construção ativa do conhecimento, entre outros teóricos que pensam o ensino em sua magnitude mutável e dinâmica. Os resultados da pesquisa demonstram que mesmo sendo ainda desafiadoras as metodologias ativas são um caminho sem volta no ensino superior e que, para que estas mudanças se efetivem é preciso uma articulação entre os vários agentes envolvidos no processo educacional que requer apoio e treinamento de todo o sistema de ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee3Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizandometodologiasativasaprendizagem.pdf493,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.