Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21173
Título: O ensino de espanhol nos primeiros anos do ensino fundamental: propostas e contribuições
Título(s) alternativo(s): La enseñanza del español em los primeros años de educación primaria: propuestas y contribuciones
Autor(es): Vitorio, Maria das Graças dos Santos
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Estratégias de aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Interlanguage (Language learning)
Learning strategies
Creative activities and seat work
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VITORIO, Maria das Graças dos Santos. O ensino de espanhol nos primeiros anos do ensino fundamental: propostas e contribuições. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino de Espanhol para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, mediante a utilização de estratégias lúdicas no contexto escolar. A pesquisa teve como principal objetivo destacar os benefícios do Ensino de Espanhol para crianças, visto que a sua inserção nas escolas de Salvador, Bahia constitui um processo relativamente novo quando comparado com outras disciplinas ou outros idiomas como o inglês. O trabalho teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, tendo como principais fundamentos teóricos os textos sobre a didática do ensino de espanhol para crianças de Rinaldi, a teoria do desenvolvimento infantil de Vygotsky, o Método Montessori, a hipótese do filtro afetivo de Krashen, além dos documentos oficiais que regem a educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para complementar a investigação, na pesquisa de campo, aplicou-se um questionário de sondagem dirigido aos professores de espanhol dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam nas escolas públicas de Salvador a fim de averiguar as suas opiniões sobre a utilização de atividades lúdicas no processo de atuação docente. Considera-se, portanto, que a utilização de estratégias lúdicas nas aulas de espanhol é imprescindível visto que a sua aplicação promove uma aprendizagem significativa e prazerosa, contribuindo para desenvolver o raciocínio, a criatividade e a fantasia dos discentes.
Abstract: Este trabajo tuvo como temática la enseñanza de español para alumnos de los primeros años de la Educación Primaria, mediante la utilización de estrategias lúdicas em el contexto escolar. La investigación tuvo como principal objetivo destacar los beneficios de la enseñanza del español para niños, puesto que su inclusión em las escuelas de Salvador, Bahia constituye un proceso relativamente nuevo em comparación com outras disciplinas u outros idiomas como el inglés. El trabajo tuvo como procedimientos metodológicos la investigación bibliográfica y la investigación de campo, teniendo como principales fundamentos teóricos los textos sobre la didáctica de la enseñanza de español para niños de Rinaldi, la teoría del desarrollo infantil de Vygotsky, el Método Montessori, la hipótesis del filtro afectivo de Krashen y los documentos oficiales que rigen la educación brasileña como los Parámetros Curriculares Nacionales. Para complementar la información, em la investigación de campo, se aplicó un cuestionario de sondeo dirigido a los profesores de español de los primeros años de la Educación Primaria que actúan em las escuelas públicas de Salvador para averiguar sus opiniones sobre la utilización de actividades lúdicas em su práctica docente. Se considera, por lo tanto, que la utilización de estrategias lúdicas em las clases de español es imprescindible puesto que su estudio promueve un aprendizaje significativo y placentero, contribuyendo para desarrollar el raciocinio, la creatividad y la fantasía de los discentes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21173
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoespanholpropostascontribuicoes.pdf376,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.