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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21174
Título: | Literatura nas escolas municipais de Umuarama: a revista Umuaraminha |
Autor(es): | Rebecchi, Murilo |
Orientador(es): | Lima, Ivone Teresinha Carletto |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino Educação Análise de conteúdo (Comunicação) Literature - Study and teaching Education Content analysis (Communication) |
Data do documento: | 15-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | REBECCHI, Murilo. Literatura nas escolas municipais de Umuarama: a revista Umuaraminha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | O personagem “umuaraminha” foi criado no ano de 1986 pelo cartunista Marcos Vaz e elevado a símbolo de Umuarama por intermédio da Lei Orgânica do município no ano de 1990. Deste modo, temos por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da representação que o referido material produz em relação ao cotidiano do personagem da obra. Para refletir a respeito do material foram utilizados alguns exemplares do material distribuído no corrente ano, além de buscar junto do idealizador da referida produção as motivações quando da criação e da elaboração de alguns eixos temáticos propostos para a partir deste levantamento tecermos algumas considerações do ponto de vista da historiografia e m torno da representação do indígena. Sem pretensão de questionar a produção artística, a razão desta discussão reside no campo do ensino da História e da educação indígena nas escolas da rede pública municipal de Umuarama, Paraná, outrossim apresentaremos neste trabalho conceitos e representações da cultura indígena no imaginário escolar com vistas a interpretação ponto de vista da história regional, uma vez que o personagem apresenta-se como um indígena que interage em alguns seguimentos do cotidiano. |
Abstract: | O personagem “umuaraminha” foi criado no ano de 1986 pelo cartunista Marcos Vaz e elevado a símbolo de Umuarama por intermédio da Lei Orgânica do município no ano de 1990. Deste modo, temos por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da representação que o referido material produz em relação ao cotidiano do personagem da obra. Para refletir a respeito do material foram utilizados alguns exemplares do material distribuído no corrente ano, além de buscar junto do idealizador da referida produção as motivações quando da criação e da elaboração de alguns eixos temáticos propostos para a partir deste levantamento tecermos algumas considerações do ponto de vista da historiografia e m torno da representação do indígena. Sem pretensão de questionar a produção artística, a razão desta discussão reside no campo do ensino da História e da educação indígena nas escolas da rede pública municipal de Umuarama, Paraná, outrossim apresentaremos neste trabalho conceitos e representações da cultura indígena no imaginário escolar com vistas a interpretação ponto de vista da história regional, uma vez que o personagem apresenta-se como um indígena que interage em alguns seguimentos do cotidiano. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21174 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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