Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21178
Título: | A contextualização do tema energia no ensino de física: enfoque no desenvolvimento sustentável |
Título(s) alternativo(s): | The contextualization of the topic of energy teaching physics: a focus on sustainable development |
Autor(es): | Thomaz Junior, Moyses |
Orientador(es): | Sehn, Elizandra |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Ensino – Metodologia Recursos energéticos Sustainability Teaching – Methodology Power resources |
Data do documento: | 16-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | THOMAZ JUNIOR, Moyses. A contextualização do tema energia no ensino de física: enfoque no desenvolvimento sustentável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho investigou o tema energia, abrangendo sua produção e uso, no ensino de Física. Tratou ainda dos possíveis caminhos para contextualização dos referidos temas no Ensino Médio. Dessa forma, ele objetivou relacionar o tema energia, tratado enquanto conhecimento científico-tecnológico, a questões inerentes ao desenvolvimento sustentável. Ou seja, a produção de energia e desenvolvimento sustentável foram os contextos para o ensino de Física. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão bibliográfica em documentos oficiais e em outras literaturas pertinentes, a fim de se encontrar pontos de ligação entre o tema energia e o desenvolvimento sustentável, úteis para a contextualização do ensino de Física. Ao final, apresentaram-se propostas para o ensino contextualizado, envolvendo os temas energia e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, conclui-se que os conhecimentos científico-tecnológicos acerca do tema energia podem ser contextualizados a partir das questões do desenvolvimento sustentável. |
Abstract: | The paper investigated energy along with related themes such as its production and its use in the teaching of Physics and the possible paths for its contextualization in high school. In this way, it aimed to relate the theme energy as scientifictechnological knowledge to issues inherent to sustainable development. In other words, the production of energy and sustainable development were the contexts for the teaching of Physics. For this, it was realized a literature review in Brazilian official documents and others relevant authors in order to find connection points between the energy and sustainable development that serve to contextualize the teaching of Physics. At last, proposal for contextualized teaching of energy and sustainable development were presented. In this sense, it is concluded that the scientifictechnological knowledge of the energy theme can be contextualized to sustainable development issues. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21178 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
contextualizacaoenergiaensinofisica.pdf | 528,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.