Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21183
Título: A avaliação oral do ensino de filosofia
Autor(es): Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Aprendizagem
Pensamento crítico
Capacidade intelectual
Learning
Critical thinking
Mental efficiency
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KREBS, Márcia Aparecida Gottardi. A avaliação oral no ensino de filosofia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino d filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas d avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão do conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avaliação oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço para que os aluno manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21183
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2014_100.pdf201,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.