Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189
Título: O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of the internet as a learning strategy for elementary school students
Autor(es): Watzko, Paula Marcela
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Internet e crianças
Estratégias de aprendizagem
Educação
Internet and children
Learning strategies
Education
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WATZKO, Paula Marcela. O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O crescimento da Internet, bem como sua importância na sociedade contemporânea é fato inegável e incontestável. A Internet se faz presente na vida da maioria dos alunos, e mais ainda dos adolescentes e jovens. No ambiente escolar ela é constante e necessária, visto seu destaque como uma ferramenta atual e completa. Diante deste fato, os docentes estão cada vez mais recorrendo à rede mundial como auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, este trabalho tem como finalidade compreender como as Novas Tecnologias, em especial a Internet, podem auxiliar os docentes neste processo. Além disso, o presente estudo busca discutir como a Internet e suas funcionalidades podem se constituir em uma poderosa ferramenta pedagógica. Tendo em vista todos os benefícios já elencados, este trabalho aborda também as possibilidades que a Internet permite ao professor em sala de aula, através da interatividade, na busca por novas formas de ensinar. Por intermédio de pesquisa qualitativa, utilizando-se do questionário como instrumento de investigação, bem como uma minuciosa e intensa revisão bibliográfica, torna-se possível perceber qual é o posicionamento e que papel assume o professor frente a esta nova realidade que a Internet oferece.
Abstract: The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current and complete tool. Due to this fact, teachers are increasingly turning to the world network as an aid to the teaching process. In this context, this paper has as objective to understand how the new technologies in special the Internet, can help teachers in this process. In addition, the present study seeks to discuss how the Internet and its characteristics can constitute a powerful pedagogical tool. Having in mind all the benefits already mentioned this paper also discusses the possibilities that the Internet gives the teacher in the classroom, through interactivity, in the search for new ways of teaching. Through qualitative research, using a questionnaire as a research instrument, as well as a meticulous and intense bibliographical review, it becomes possible to perceive the position and the role assumed by the teacher in the face of a new reality that the Internet offers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usointernetestrategiaaprendizagem.pdf263,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.