Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21191
Título: A utilização da música como ferramenta pedagógica
Autor(es): Faria, Cibelle Aparecida Gobo
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Aprendizagem
Metodologia
Ensino
Learning
Methodology
Teaching
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FARIA, Cibelle Aparecida Gobo, A utilização da música como ferramenta pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este projeto refere-se à importância da utilização da música como um recurso pedagógico e não apenas como instrumento. A escolha desse tema se justifica pelo fato que diferentes autores afirmam que a mesma é essencial no currículo da criança de zero a seis anos por promover a comunicação social, e a interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos do sujeito. O objetivo desse projeto é mostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença na Educação Infantil, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso o que facilita a aprendizagem. Neste projeto serão trabalhados os conteúdos de linguagem, interpretação, desenvolvimento motor, percepção visual e auditiva; descrição de fatos e gravuras; gêneros textuais; tempo e espaço; natureza e sociedade. Com base nos diferentes autores pesquisa dos ficou evidenciado que a utilização da música na Educação Infantil é de suma importância para aprendizado da criança, podendo ser utilizado pelos professores como um recurso pedagógico eficiente fazendo com que as crianças expressem seus sentimentos, emoções, facilitando assim o ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21191
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_26.pdf914,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.