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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21195
Título: | Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio Sesi de Foz do Iguaçu |
Autor(es): | Souza, Daiane Neves de |
Orientador(es): | Santos, Ricardo dos |
Palavras-chave: | Exercícios físicos Educação - Programas de atividades Qualidade de vida Exercise Activity programs in education Quality of life |
Data do documento: | 9-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOUZA, Daiane Neves. Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio Sesi de Foz do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. |
Resumo: | Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna- se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem- se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e consequentemente diminuem o tempo dedicados a atividade física, prejudicando assim, sua saúde. Atualmente há uma grande porcentagem de adolescentes inativos em idade escolar, Segundo Guedes e Guedes (1995) o estilo de vida pós-moderna entrará em circulo vicioso resultando num processo patológico de evolução silenciosa típico da nova denominação da espécie humana: o homo seden de todo o País, surgiu como profilaxia contra os problemas causados pela L.E.R.(lesão por esforço Repetitivo) e demais distúrbios osteomusculares, relacionados ao trabalho, significando um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente laboral visando compensar as estruturas mais utilizadas, relaxando, tonificando e ativando as que não são tão requeridas. Pensando nesta questão da inatividade física e dos problemas que isso para a saúde das pessoas o presente estudo visa implantar a Ginástica Laboral para alunos do Colégio SESI de Foz do Iguaçu com idade entre 14 á 18 anos, aplicando testes de flexibilidade da cadeia posterior, flexibilidade dos ombros, IMC, e a sintomatologia dolorosa, as quais foram realizadas em formas de entrevistas, onde os alunos relata, se sentem algum desconforto durante as aulas em algum membro do corpo, essas entrevistas e avaliações foram realizadas em 2 etapas: Janeiro e Agosto de 2015 comparados, afim de verificar se houve ganhos de flexibilidade e redução de desconfortos musculares. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21195 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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