Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21199
Título: O uso das metodologias ativas no ensino superior
Título(s) alternativo(s): The use of active methodologies in the university education
Autor(es): Rodrigues, Priscilla Angel Dias
Orientador(es): Wojslaw, Eliane Bianchi
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino superior
Ensino - Metodologia
Learning
Education, Higher
Teaching - Methodology
Data do documento: 13-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RODRIGUES, Priscilla Angel Dias. O uso das metodologias ativas no ensino superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A Metodologia Ativa é um conceito educacional recente no Brasil em que o aluno é o principal agente de sua aprendizagem. Nesse contexto, um dos maiores desafios da educação seria ensinar em uma época marcada por avanços tecnológicos em que as práticas pedagógicas não acompanham tais avanços e são permeadas por atividades de cunho tradicional, muitas vezes excludentes. Por esta razão, neste trabalho, buscou-se apresentar o que seria essa metodologia e as vantagens da sua aplicação em sala de aula, de acordo com autores que discutem acerca deste tema. As vantagens da utilização da Metodologia Ativa é que ela permite que o aluno aprenda de fato o que está sendo ensinado, permite a apropriação dos conteúdos e a articulação com as ações do cotidiano. Enquanto desvantagem aponta-se a resistência e recusa que ainda existe por parte de professores que não tem conhecimento destas metodologias, não utilizando-as ou utilizando de maneira incorreta. As metodologias ativas são um dos caminhos para a melhoria da qualidade da educação, sendo necessário o aperfeiçoamento/formação do docente para que ele saiba trabalhar com os mais diversos públicos de estudantes, onde todos, independente de suas particularidades, possam materializar a efetivação dos saberes necessários.
Abstract: The Active Methodology is a recent educational concept in Brazil, which the student is the main agent of his learning. In this context, one of the greatest challenges of education is teach in era marked by technological advances where pedagogical practices don’t follow such advances and are permeated by traditional activities and often excluded. For this reason, in this academic project, we sought to present what would be this methodology and the advantages of that application in the classroom, according to authors who discuss this topic. The advantages of using Active Methodology that allows the student to actually learn what is being taught, allows the appropriation of context and articulation with daily activity. As a disadvantage, point out the resistance and refuse that still exists on the part of teachers who doesn’t have the appropriate methodology and don’t use them or using them incorrectly. The active methodologies is one of the ways to improve the quality of education, and it’s necessary to improve / train the teachers só they can work with the most different groups of students, where everyone, regardless of their particularities, can materialize the realization of knowledge required.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21199
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasensinosuperior.pdf268,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.