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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rosemeire Silva de
dc.date.accessioned2020-11-24T17:45:08Z-
dc.date.available2020-11-24T17:45:08Z-
dc.date.issued2018-07-31
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosemeire Silva de. O uso das mídias sociais para apoiar uma gestão democrática: estudo de caso do município de Franco da Rocha. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21226-
dc.description.abstractThe objective of this project is to analyze social participation in the municipal management of Franco da Rocha, with the use of social media, especially Facebook and to compare with other cities. Analyze how the managers of the cities are taking advantage of the social network to promote a participative management and to give visibility to the actions of the government. The author applied an online questionnaire to 184 (one hundred and eighty-four) citizens with the purpose of verifying their commitment and their leading role in the investment decisions. Also, interviews were made through an online questionnaire with the managers in order to account for how much the use of this tool contributes in integrating public management with the citizens’ daily lives. The federal government for years had supremacy on the decisions of investments, but with the promulgation of the Federal Constitution (1988) it lost the hegemony, having to divide power with the states and municipalities. The cities became an important public agent for social control as it is in the city that everything happens, where the social function of the state becomes more present. With the expansion of internet access and the consolidation of democracy, citizens are charging for transparency in the application of resources that meets the collective interest. In this context, it is important that municipalities provide, in addition to the instruments predicted in the City Statute, other means to increase social participation, promoting democratic management. In the analysis of the research responses, it is observed that the participants are aware of their role as citizens, but they see with disbelief the acceptance of the government. The results of the research with the managers of the municipality of Franco da Rocha shows that Facebook has been used as a great ally to stimulate participatory management and is the main social media used by municipal public management. The research was important to make the population aware of the importance of their participation in the city's public policy decisions and to analyze the difficulties that challenges municipal government in participatory management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração pública - Participação do cidadãopt_BR
dc.subjectAdministração municipalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPublic administration - Citizen participationpt_BR
dc.subjectMunicipal governmentpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleO uso das mídias sociais para apoiar uma gestão democrática: estudo de caso do município de Franco da Rochapt_BR
dc.title.alternativeThe use of social media to support democratic management: study case on the city of Franco da Rochapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste projeto é analisar como está a participação social no âmbito da gestão municipal de Franco da Rocha, com uso das mídias sociais, especialmente o Facebook e comparar com outras cidades. Analisar como os gestores deste município estão aproveitando a rede social para promover uma gestão participativa e dar visibilidade às ações do governo municipal. A autora aplicou um questionário online a 184 (cento e oitenta e quatro) cidadãos com a finalidade de verificar o comprometimento e o protagonismo deles frente às decisões de investimentos. Em contrapartida, houve também entrevistas, através de questionário online com gestores, sobre o uso das redes sociais a fim de contabilizar o quanto o uso desta ferramenta contribui para integrar a gestão pública ao cotidiano dos cidadãos. O governo federal por anos teve supremacia das decisões de investimentos e com a promulgação da Constituição Federal (1988) perdeu a hegemonia, passando a dividir poderes com os estados e municípios. O município por sua vez passou a ser agente público importante para controle social, pois é na cidade que tudo acontece, onde a função social do Estado se faz mais presente. Com a expansão do acesso à internet e a consolidação da democracia, os cidadãos estão cobrando dos gestores públicos transparência na aplicação de recursos e atendimento do interesse coletivo. Neste contexto é importante que os municípios forneçam, além dos instrumentos previstos no Estatuto das Cidades, outros meios para ampliar a participação social, promovendo uma gestão democrática. Na análise das respostas da pesquisa, pode-se observar que os participantes têm consciência do seu papel quanto cidadão, mas que veem com descrença a aceitação do governo. Os resultados da pesquisa com os gestores do município de Franco da Rocha, mostram que a rede social Facebook tem sido utilizada como uma grande aliada para estimular a gestão participativa e é a principal mídia social utilizada pela gestão pública municipal. A pesquisa foi importante para conscientizar a população da importância da sua participação nas decisões de políticas públicas da cidade e analisar as dificuldades que desafiam o governo municipal na gestão participativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Francisco Rodrigues
dc.contributor.referee1Lima Junior, Francisco Rodrigues
dc.contributor.referee2Catapan, Anderson
dc.contributor.referee3Torres, Ricardo Lobato
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.publisher.programGestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
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