Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21248
Título: Polo tecnológico de São José dos Campos: análise crítica da política pública municipal
Autor(es): Coimbra, Ana Christina Macedo
Orientador(es): Hopfer, Kátia Regina
Palavras-chave: Política pública
Desenvolvimento econômico
Pólos de pesquisa
Orçamento
Planejamento estratégico
Public policy
Economic development
Research parks
Budget
Strategic planning
Data do documento: 5-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COIMBRA, Ana Christina Macedo. Polo Tecnológico de São José dos Campos: análise crítica da política pública municipal. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O desenvolvimento local do município de São José dos Campos foi direcionado para o setor tecnológico na década de 50, mediante decisão governamental de implantação de um projeto militar pioneiro na área aeronáutica. A partir da implantação deste projeto, o município tornou-se um polo atrativo para indústrias multinacionais de alta tecnologia, e esta passou a ser a motriz da sua economia e desenvolvimento. Esta vocação tecnológica foi incentivada pelo poder público municipal ou ocorreu sem qualquer intervenção ativa deste? O presente artigo tem, por objetivo, analisar como as políticas públicas do município de São José dos Campos convergem (ou não) para o desenvolvimento do município como polo tecnológico, sob as perspectivas histórica, conceitual e orçamentária. Com base no objetivos deste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória combinada à pesquisa descritiva, com foco dialético na descrição da origem e evolução do polo tecnológico e na apuração da efetiva (ou não) participação da administração pública nesta evolução. Quanto à abordagem do problema, optou-se pela pesquisa qualitativa com recorrências de pesquisa quantitativa, com vistas à complementação e robustez na produção de informações; tendo sido adotado, como procedimento técnico para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos sugerem que as políticas públicas do município de São José dos Campos, em certo momento histórico, foram objeto de um planejamento estratégico que as ordenou de forma a serem convergentes à manutenção do desenvolvimento regional do município como polo tecnológico; sendo que, uma afirmação conclusiva mais detalhada demanda uma coleta de dados mais específica e substancial de cada uma das políticas identificadas neste artigo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21248
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT-GPMS-2014-02.pdf264,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.