Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21255
Título: O controle interno como ferramenta de gestão nas câmaras municipais
Autor(es): Barros, Mara Patrícia de Almeida
Orientador(es): Magalhães, Ana Cristina Macedo
Palavras-chave: Auditoria interna
Administração pública
Sistema de informação gerencial
Eficiência organizacional
Auditing, Internal
Public administration
Management information systems
Organizational effectiveness
Data do documento: 16-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARROS, Mara Patrícia de Almeida. O controle interno como ferramenta de gestão nas câmaras municipais. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Perante a obrigatoriedade da implantação do Sistema de Controle Interno pelos órgãos da administração pública municipal, o controle é visto como um mecanismo importante para se atingir resultados positivos na gestão pública. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os principais aspectos relacionados ao controle interno e demonstrar a importância de se manter um Órgão Legislativo – Câmara Municipal organizada e controlada. Visando atingir os princípios da eficiência, eficácia e efetividade na administração pública, os órgãos de administração pública devem buscar sempre um aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados, e para que isso seja concretizado deve haver planejamento, organização, direção e controle das ações administrativas. A responsabilidade da gestão pública pressupõe que as ações sejam planejadas e executadas com eficiência e transparência, prevenindo riscos e corrigindo desvios que possam comprometer a administração. Daí a importância da implantação do controle interno, para uma boa gestão pública. A metodologia do trabalho elaborado foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, para se ter conhecimentos teóricos sobre controle interno, e um estudo de caso para verificar se a implantação do sistema do controle interno trouxe maior eficiência na gestão dos recursos públicos. Conclui-se assim, que uma gestão pública só será efetivamente organizada, planejada e transparente se atentar-se a um Sistema de Controle Interno seguro e responsável. Notado como instrumento de gestão, o controle interno auxilia o gestor no alcance dos seus objetivos e metas, resguardando-os de possíveis erros, desperdícios, ineficiência na execução dos processos operacionais da Instituição, levando a uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21255
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT-GPMS-2014-27.pdf405,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.