Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21260
Título: Empreendedorismo: um estudo sobre a sua aplicabilidade na gestão pública
Autor(es): Bueri, Marcelo Antonio Scacchetti
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Administração pública
Recursos humanos
Eficiência organizacional
Entrepreneurship
Public administration
Human resources
Organizational effectiveness
Data do documento: 17-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUERI, Marcelo Antonio Scacchetti. Empreendedorismo: um estudo sobre a sua aplicabilidade na gestão pública. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão analítica sobre o potencial e as vantagens da aplicação do empreendedorismo como conceito de gestão na Administração Pública focado na eficiência dos processos e na otimização da administração de recursos dentro das organizações públicas do país. Através deste estudo, compreendeu-se que se faz necessário uma visão crítica sobre o processo de implantação deste conceito, visando-se desta forma que a mesmo seja coerente e contextualizado, bem como que seja utilizado e aplicado por gestores públicos capacitados. Neste ínterim, observa-se que a Administração Pública Brasileira é marcada por um modelo híbrido de administração, na qual práticas patrimonialistas, burocráticas e gerencias coexistem e que tal cenário contribui para o surgimento de inúmeras barreiras à uma implantação do modelo empreendedorismo público, tornando tal tarefa complexa. Desta forma, é preciso ter-se em mente que as expectativas exacerbadas em relação a esta meta necessitam de certa cautela, pois são inúmeras as limitações do sistema que vão diretamente de encontro à sustentabilidade democrática e cabendo, portanto, aos gestores públicos o papel fundamental de enfrentar o desafio da busca pela melhor gestão empreendedora dos recursos captados da sociedade, alinhada ao princípio constitucional da eficiência dos atos administrativos. Assim, por meio de um levantamento bibliográfico e uma coleta documental visando-se um estudo descritivo e qualitativo, apresenta-se através do presente trabalho a importância do conceito do empreendedorismo aplicado na gestão pública e traça-se quais são as vantagens, desvantagens e barreiras que se colocam diante de sua implementação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21260
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT-GPMS-2014-28.pdf164,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.