Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21265
Título: Diagnostico dos resíduos sólidos do município de Ortigueira-PR
Autor(es): Ratti, Daylle Fabricia
Orientador(es): Rasoto, Armando
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Gestão integrada de resíduos sólidos
Licitação pública
Administração municipal
Refuse and refuse disposal
Integrated solid waste mangement
Letting of contracts
Municipal government
Data do documento: 22-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RATTI, Daylle Fabricia. Diagnostico dos resíduos sólidos do município de Ortigueira-PR. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O lixo produzido por uma família, por um município vem gerando atualmente uma preocupação para os órgãos responsáveis por sua destinação final, apresentando assim como um enorme desafio para a sociedade. É em busca de uma solução que os gestores municipais tendem a buscar soluções eficazes para com a disposição final adequada dos resíduos do município, optando por formas seguras e eficientes de disposição. Mesmo o problema não sendo de fácil solução e adaptação tanto do município, quanto dos moradores e empresas, Ortigueira realiza uma gestão voltada para disposição final dos resíduos sólidos, por entender a importância de um ambiente sustentável, de ordem púbica o que influencia na saúde da população. É neste sentido também que foi criado a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305 de dois de Agosto de 2010, que faz que o tema seja considerado mais importante para que tal medida seja efetivada a nível municipal. A empresa Klabin e a Tecnoplan realizaram um estudo com os dados locais que tem como objetivo a implantação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, com o intuito de realizar o levantamento de informações e direcionamento de diretrizes que permitam uma política regional de resíduos sustentável agregado a sociedade o que proporciona a eficiência na gestão pública. Assim, portanto o presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico através dos dados fornecidos pela Klabin e a Tecnoplan, no que se refere à destinação dos resíduos sólidos urbanos no município de Ortigueira/PR, visando fornecer subsídio técnico para a realização de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21265
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMT_2_2014_4.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.