Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Diniz, Rosana Apareceda Antunes | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T17:46:41Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T17:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-23 | |
dc.identifier.citation | DINIZ, Rosana Aparecida Antunes. Menos veículos automotores, mais qualidade de vida, desafio de mobilidade urbana para Curitiba. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21282 | - |
dc.description.abstract | This study presents the problem of current traffic, focusing on the city of Curitiba, covering losses resulting from the use of the motor vehicle as a means of individual urban mobility. It also features the use of bicycles option as a means of movement and improving the quality of life. The method constitutes a challenge for urban mobility. This study aimed to identify public policies that are being developed in Curitiba to reduce the consequences of excessive use of motor traffic, to improve the quality of life of Curitiba's population. Specifically, it sought to report the damage to the environment and health of Curitiba from the use of motor vehicle for individual mobility in urban environments; identify modes of individual urban mobility and identify improvements in the quality of life of the Curitiba's population obtained replacing the automotive modal for the cyclist modal. It used qualitative research and literature study as the topic discussed research method. Some of the results are appointed by Barczak and Duarte (2012), which states that congestion, pollution, conflicts and accidents, stress and delays commitments, offenses, committed mobility and others, are consequences of the current traffic that favors the use of motor vehicle individual travel to other healthy alternative modes such as cycling, and reduces quality of life and environment. The "Lei da Bicicleta de Curitiba" (2015) and the "Projeto Via Calma" (2014) are transit initiatives of the Municipal of the "Secretaria Municipal de Transito da Prefeitura de Curitiba" with a view to sustainability. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicles | pt_BR |
dc.subject | Quality of life | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.title | Menos veículos automotores,mais qualidade de vida, desafio de mobilidade urbana para Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | Less automotive vehicles, more quality of life, urban mobility challenge for Curitiba | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo apresentou a problemática do trânsito atual, tendo como foco a cidade de Curitiba, abordando prejuízos decorrentes do uso do veículo automotor como meio de locomoção urbana individual. Também apresentou a opção do uso de bicicletas como meio de locomoção e melhoria de qualidade de vida. A modalidade ciclista se constitui num desafio para a Mobilidade Urbana. O estudo teve como objetivo geral identificar políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em Curitiba para diminuir as consequências do uso excessivo de automotores no trânsito, visando melhorias na qualidade de vida dos curitibanos. Especificamente, procurou relatar os prejuízos ao meio ambiente e à saúde curitibana decorrentes do uso do veículo automotor para locomoção individual em ambientes urbanos; identificar os modais de mobilidade urbana individual e identificar as melhorias na qualidade de vida da população curitibana obtidas da substituição do modal automotivo pelo modal ciclista. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico como método de investigação do tema abordado. Alguns dos resultados são apontados por Barczak e Duarte (2012), onde se afirma que os congestionamentos, a poluição, os conflitos e acidentes, estresse e atrasos a compromissos, infrações, mobilidade comprometida e outras, são consequências do trânsito atual que privilegia o uso do veículo automotor de locomoção individual a outros modais alternativos saudáveis como a bicicleta, e reduz a qualidade de vida dos cidadãos e do meio ambiente. A Lei da Bicicleta de Curitiba (2015) e o Projeto Via Calma (2014) são iniciativas da Secretaria Municipal de Trânsito da Prefeitura de Curitiba com vistas a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Isaura Alberton de | |
dc.contributor.referee1 | Lima, Isaura Alberton de | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Isaura Alberton de | |
dc.contributor.referee3 | Lima, Isaura Alberton de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Gestão Pública Municipal | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Pública Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GPMT_2_2014_20.pdf | 502,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.