Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21284
Título: A modalidade de licitação pregão, e suas vantagens para a administração pública
Autor(es): Tauil, Ivo Marcos de Oliveira
Orientador(es): Niada, Aurea Cristina Magalhães
Palavras-chave: Pregão (Licitação pública)
Licitação pública
Administração pública
Burocracia
Proclamations
Letting of contracts
Municipal government
Bureaucracy
Data do documento: 22-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TAUIL, Ivo Marcos de Oliveira. A modalidade de licitação Pregão, e suas vantagens para a Administração Pública. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A modalidade Pregão Presencial é uma ferramenta implantada através pela Lei n.º 10.520/2002 que permitiu à Administração Pública a inversão das fases da licitação abrindo primeiro as propostas comerciais e depois a habilitação somente do vencedor, diminuiu os litígios, deu agilidade aos procedimentos e proporcionou economia aos cofres públicos. Pode-se afirmar que esta modalidade está revolucionando os processos de aquisição na Administração Pública, porque as modalidades tradicionais na prática são burocráticas devido ao numero elevado de recursos, emperrando as contratações públicas e frustrando na maioria das vezes o interesse coletivo. Essa inversão de fases vem acabando com os litígios, fazendo com que a Administração Pública se torne mais eficiente e obtenha resultados financeiros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21284
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMT_2_2014_22.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.