Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Rosemeire Vieira
dc.date.accessioned2020-11-24T17:47:00Z-
dc.date.available2020-11-24T17:47:00Z-
dc.date.issued2011-12-03
dc.identifier.citationMACHADO, Rosemeire Vieira. Meritocracia no serviço público brasileiro: alguns tópicos para reflexão. 2011. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21290-
dc.description.abstractThe theme broach relates to the area of Strategic Planning applied to the Public Management and tries, through a study on human resources, improve the efficiency of public service delivery through the implementation of meritocracy, a system that encourages workers to the constant search for better results. Briefly, the application of meritocratic system would occur by the institution of awards or bonuses for servers that produce more and to achieve certain goals and impose periodic participation in refresher courses and learning relating to the duties of the office, as well as performance evaluations. The work begins with the definition of meritocracy, of history's explanation of their occurrence and origin of the term, a neologism created in 1958 by Michael Young Dunlopp. At this time also seeks to demonstrate that the meritocracy is as applicable in the private sector (private companies) as and at the different departments in the public sector (education, health, public security and judicial). Later, this system features are identified in certain moments in history and government, nationally and internationally. In the form of chapters relevant to the topic, this ideology was confronted with issues that are related and influence, positively or negatively (performance evaluations, the constitutional principle of equality, public and private, culture of the relationships, nepotism and officials). In this development were presented successful examples of meritocratic practices in public service, particularly in education. Then, they were cited positive results obtained through managements based on meritocratic culture in multinational companies. After a brief analysis of the Brazilian public service, explained to the benefits that the adoption of this system in public management can bring to the government and therefore to society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectServiço público - Administração de pessoalpt_BR
dc.subjectServiço público - Produtividade do trabalhopt_BR
dc.subjectPadrões de desempenho - Servidores públicospt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCivil service - Personnel managementpt_BR
dc.subjectCivil service - Labor productivitypt_BR
dc.subjectPerformance standards - Officials and employeespt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.titleMeritocracia no serviço público brasileiro: alguns tópicos para reflexãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO tema em abordagem relaciona-se à área de Planejamento Estratégico aplicado à Gestão Pública e intenta, através de um estudo ligado a recursos humanos, melhorar o grau de eficiência da prestação dos serviços públicos por meio da implantação da meritocracia, sistema que estimula nos trabalhadores a constante busca por melhores resultados. Resumidamente, a aplicação do sistema meritocrático ocorreria pela instituição de prêmios ou bonificações aos servidores que produzissem mais e alcançassem determinados objetivos, além de impor a participação periódica em cursos de reciclagem e aprendizagens relativas às atribuições do cargo, bem como a avaliações de desempenho. O trabalho inicia-se com a definição de meritocracia, explanação dos episódios históricos de sua ocorrência e a origem do termo, neologismo criado em 1958 por Michael Dunlopp Young. Nesse momento busca-se também demonstrar que a meritocracia é aplicável tanto no setor privado (empresas privadas), quanto nas diversas searas do setor público, (educação, saúde, segurança pública e judiciário). Posteriormente, são identificados traços desse sistema em determinados governos e momentos na história, nacional e internacional. Sob forma de capítulos pertinentes ao tema, essa ideologia foi confrontada com assuntos que se relacionam e a influenciam, positiva ou negativamente (avaliações de desempenho, princípio constitucional da isonomia, público e privado, cultura relacional e nepotismo e funcionalismo público). Nesse desenvolvimento apresentaram-se exemplos bem-sucedidos de práticas meritocráticas no serviço público, sobretudo na área da educação. Em seguida, foram citados resultados positivos obtidos através de gestões baseadas na cultura meritocrática em multinacionais. Após breve análise do serviço público brasileiro, explanou-se sobre os benefícios que a adoção desse sistema na gestão pública pode trazer para a administração pública e, consequentemente, para a sociedade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rasoto, Armando
dc.subject.cnpqGestão Pública Municipalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_70.PDF428,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.