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Título: Cursos profissionalizantes nas medidas sócio educativas liberdade assistida (LA) e prestação de serviços à comunidade (PSC): estudo de caso - centro de referência especializado em assistência social (CREAS) de Capão Bonito/SP
Autor(es): Oliveira, Emerson Tomaz de
Orientador(es): Buiar, Denise Rauta
Palavras-chave: Assistência social
Serviço social com adolescentes
Ressocialização
Qualificações profissionais
Charities
Social work with teenagers
Resocialization
Vocational qualifications
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Emerson Tomaz de. Cursos profissionalizantes nas medidas sócio educativas liberdade assistida (LA) e prestação de serviços à comunidade (PSC): estudo de caso - centro de referência especializado em assistência social (CREAS) de Capão Bonito/SP. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo através de uma pesquisa bibliográfica, descritiva do tipo qualitativa, acompanhada de investigação através de observação e entrevistas formais e informais. Tem por finalidade relatar a importância dos cursos profissionalizantes para o crescimento pessoal e profissional dos adolescentes autores de ato infracional, mediante a um estudo de caso realizado noCentro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município de Capão Bonito onde estes adolescentes estão sendo capacitados no Programa de Execução de Medidas Socioeducativas LA - Liberdade Assistida e PSC - Prestação de Serviços à Comunidade.Apresenta informações sobre o perfil dos autores de ato infracional do CREAS de Capão Bonito/SP, cronograma e resultados daexecução dos cursos profissionalizantes aplicados no cumprimento das Medidas Socioeducativas LA e PSC através de dados coletados em entrevistas com funcionários e autores de ato infracional participantes dos cursos profissionalizantes. O estudo verificou quais os principais problemas que afetam a manutenção e sucesso da execução dos cursos profissionalizantes aplicados nas Medidas Socioeducativas no CREAS de Capão Bonito/SP, as dificuldades que os adolescentes autores de ato infracional possuem em se reinserirem na sociedade. O estudo de caso apresenta a visão que os adolescentes autores de ato infracional possuem da capacitação profissionalatravés de cursos profissionalizantes em sua vida pessoal e profissional, mostrando a necessidade de parcerias entre a área pública e privada para articular a inserção do adolescente no mercado de trabalho.
Abstract: This paper presents a study through a literature, descriptive qualitative study, accompanied by research through observation and formal and informal interviews. Aims to report the importance of vocational courses for personal and professional growth of adolescentperpetrators of infractions, by a case study conducted at the Center for Social Assistance Specialized Reference (CREAS) inCapão Bonito/SP, where these teenagers are being trained in Program Execution Socio-Educational measures LA- Probation and PSC - Provision of Community Services.Presents information on the profile of the authors of the offense CREAS in Capão Bonito/SP, scheduleand results of the implementation of applied professional courses in fulfillment of Socio-Educational Measures LA and PSC through collected data through interviews with employees and authors of infraction in those vocational courses. The study found that the main problems that affect the successful implementation and maintenance of professional courses in Socio-Educational Measures applied in CREAS in Capão Bonito/SP, the difficulties that adolescents have in being reintegrate into the society.The case study presents the view that adolescents who have an infraction of professional training through vocational courses in their personal and professional life, showing the need for partnerships between the private and public sectors to articulate adolescent participation in the job market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21330
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