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Título: O índice de desenvolvimento da educação de São Paulo – IDESP no município de Itapetininga: anos de 2010 a 2013
Autor(es): Cruz, Leonardo Santos de Araújo
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Avaliação
Indicadores educacionais
Política pública
Evaluation
Educational indicators
Public policy
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Leonardo Santos de Araújo. O índice de desenvolvimento da educação de São Paulo – IDESP no município de Itapetininga: anos de 2010 a 2013. 2014. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Itapetinga, 2014.
Resumo: No chamado ciclo de políticas públicas, a fase de avaliação dos resultados vem ganhando ênfase nas últimas décadas, a ponto dos anos 90 ter sido chamado de “década da avaliação” no Brasil. Porém, conquanto haja uma vasta literatura acadêmica analisando os aspectos teóricos da avaliação e a proliferação de diversos de sistemas de avaliação governamentais, ainda há uma carência de análise, discussão e sistematização dos resultados dessas avaliações. O presente trabalho propõe-se a analisar criticamente o IDESP tendo como parâmetro o caso prático dos resultados recentes (anos de 2010 a 2013) das escolas do município de Itapetininga. A metodologia concentrou-se na pesquisa bibliográfica e documental, além de um estudo de caso, no qual foram avaliadas 26 escolas de Itapetininga. Concluiu-se que o IDESP pode ser uma poderosa ferramenta para gestores e profissionais da educação, que no caso específico de Itapetininga, poderiam tirar proveito de uma investigação mais profunda do êxito alcançado pela escola Major Fonseca nos anos iniciais do ensino fundamental. O presente trabalho, com foco em um município específico, propõe-se a fomentar a discussão sobre o assunto e subsidiar futuras pesquisas de maior abrangência.
Abstract: In the so-called public policy cycle, the evaluation of results' phase has been acquiring emphasis in the last decades, to the point that the 90’s was called the “evaluation decade” in Brazil. Nonetheless, while there is a vast academic literature analyzing the theoretical aspects of evaluation and the proliferation of diverse of governmental evaluation systems, there is still a lack of analysis, discussion and systematization of the results of these evaluations. This work aims to analyze IDESP critically, using as a parameter, the practical case of the recent results (years 2010 to 2013) of the schools of Itapetininga. The methodology concentrated in bibliographical and documental research, besides one case study in which 26 Itapetininga schools were evaluated. It was concluded that IDESP is one powerful tool for managers and education professionals, who, in the specific case of Itapetininga, could benefit from a more thorough research of the success achieved by Major Fonseca school in primary education. This work, with focus on one specific city, aims to promote the discussion of this topic and help future research with a larger scope.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21338
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