Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Ana Camila de Paula
dc.date.accessioned2020-11-24T17:50:12Z-
dc.date.available2020-11-24T17:50:12Z-
dc.date.issued2018-08-07
dc.identifier.citationFERNANDES, Ana Camila de Paula. Accountability e a gestão democrática e participativa na gestão escolar. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21353-
dc.description.abstractThis research presents a theoretical-conceptual approach to the question of using the concept of Accountability in Public Management. This study focuses on the application of Democratic and Participatory Management in the Educational system of São Paulo State, Brazil. It discusses the concepts of Accountability, democratic and participatory management and also shows how these concepts are perceived and regarded by the society involved in the school area. Yet, this research discusses how the related concepts can be implemented in order to achieve the participation of society when it comes to the rendering of accounts by the public agents, who use public money. Questionnaires applied throughout the State of São Paulo brought up questions that were used to identify the characteristics of the people involved, and the most relevant aspects in the implementation of Democratic Management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.subjectDemocracia deliberativapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectResponsibilitypt_BR
dc.subjectDeliberative democracypt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.titleAccountability e a gestão democrática e participativa na gestão escolarpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual do conceito de Accountability na Gestão Pública e, como instrumento deste, tem-se o projeto Gestão Democrática e Participativa na área da Educação Escolar no Estado de São Paulo. Discute os conceitos de Accountability e de Gestão Democrática e Participativa. Apresenta como os referidos conceitos são percebidos pela sociedade envolvida na área escolar, qual a importância dispensada pela mesma. Discute como os conceitos podem ser implementados a fim de se alcançar uma participação da sociedade na prestação de contas pelos agentes públicos utilizadores do dinheiro público. Através de questionários aplicados em todo o Estado de São Paulo procurou-se levantar essas questões a fim de pontuar quais as características das pessoas envolvidas e quais os principais aspectos relevantes na implementação da Gestão Democrática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bassetto, Luci Ines
dc.contributor.referee1Bassetto, Luci Ines
dc.contributor.referee2Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
dc.contributor.referee3Peinado, Jurandir
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMS_VI_2018_04.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.