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Título: O papel estratégico da gestão de pessoas na administração pública
Autor(es): Ferreira, Eduardo Aparecido
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Serviço público - Administração de pessoal
Planejamento estratégico
Administração pública
Civil service - Personnel management
Strategic planning
Public administration
Data do documento: 1-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Eduardo Aparecido. O papel estratégico da gestão de pessoas na administração pública. 2011. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar o papel estratégico da gestão de pessoas na Administração Pública. Esse contexto envolve a construção das sociedades ao longo do século XIX e XX através do Estado Liberal, Socialista e Neoliberal, bem como as principais reformas gerenciais ocorridas no aparelho do Estado. A primeira reforma do Estado ocorreu no governo Vargas e encontrou na Teoria da Burocracia o modelo ideal para se desenvolver, com foco na racionalização e organização do Estado. A modernização do aparelho administrativo público, ganha força com o processo de redemocratização do Brasil a partir da década de 80 e acontece somente em 1995 através da segunda reforma gerencial ocorrida no Estado, com ênfase no Plano Bresser do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). As transformações sociais, políticas e econômicas no país introduzem uma nova dinâmica na administração das organizações, principalmente no setor Público, onde as pessoas ganham força como atores sociais na elaboração de políticas públicas. Para atender as mudanças da sociedade contemporânea, mais organizada e consciente dos seus direitos, a profissionalização do quadro funcional público se torna estratégico para garantir atendimento e serviços públicos de qualidade. Por isso, se coloca neste trabalho as principais peculiaridades no processo de gestão de pessoas entre o público e o privado, aponta as principais deficiências no processo de recrutamento e seleção dos servidores públicos, a ausência de programas de socialização de novos servidores, a estrutura organizacional verticalizada que dificulta os canais de comunicação entre Estado e Sociedade, a política de treinamentos da Administração Pública, que carece de programas específicos de qualificação dos servidores públicos e a cultura organizacional determinante no comportamento dos servidores, que assumem velhos hábitos de governo para governo, preservando estruturas patrimonialistas e clientelistas do Estado Herdado que corrobora para uma postura de conformismo do quadro funcional público, míope às necessidades da população e da Administração Pública para construção do Estado Necessário.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21420
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