Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Thais Campos de
dc.date.accessioned2020-11-24T18:00:26Z-
dc.date.available2020-11-24T18:00:26Z-
dc.date.issued2011-12-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thais Campos de. Democracia na escola: o primeiro passo para a formação de cidadãos participativos. 2011. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São José dos Campos, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21468-
dc.description.abstractThis work aims to expand the concept of democracy and explain the democratic mechanisms used as a means of promoting democracy in the school environment, for it was made a literature review focusing on the elements of democratic management and the characteristics essential to the formation of school democratic. The work unfolds in three chapters where the first refers to the expansion of the concept of democracy and leads to reflection on the elements that compose it, the second covers the history of democratic management in the educational context and the latter makes a brief survey of the manager's actions necessary, within a school, so there is an atmosphere of participation of students. We conclude that it is essential to living in a democratic environment for the exercise of citizenship in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.titleDemocracia na escola: o primeiro passo para a formação de cidadãos participativospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo ampliar o conceito de democracia e explicitar os mecanismos democráticos utilizados como forma de promover a democracia no ambiente escolar, para isso foi feita a revisão bibliográfica tendo como foco os elementos da gestão democrática e as características essenciais para a formação da escola democrática. O trabalho se desenvolve em três capítulos onde o primeiro se refere à ampliação do conceito de democracia e leva a reflexão sobre os elementos que a compõe, o segundo aborda a história da gestão democrática no contexto educacional e o último faz um breve levantamento de ações do gestor necessárias, dentro de uma escola, para que haja um ambiente de participação dos educandos. Conclui-se que é imprescindível a vivência em um ambiente democrático para o exercício da cidadania em sociedade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Farah Júnior, Moisés Francisco
dc.subject.cnpqGestão Pública Municipalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_73.PDF303,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.