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Título: Ensino do empreendedorismo nas escolas municipais um estudo de caso: no município de São José dos Campos
Autor(es): Santos, Maria Cristina dos
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Empreendedorismo - Estudo e ensino
Empreendedorismo na administração pública
Escolas públicas
Desenvolvimento econômico
Entrepreneurship - Study and teaching
Political entrepreneurship
Public schools
Economic development
Data do documento: 2-Abr-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Maria Cristina dos. Ensino do empreendedorismo nas escolas municipais um estudo de caso: no município de São José dos Campos. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O empreendedorismo, originário da reflexão dos pensadores econômicos dos séculos XVIII e XIX, vem ganhando destaque cada vez maior na atualidade. Hoje, o empreendedorismo é visto como um importante fomentador para o desenvolvimento econômico local. O desenvolvimento da cultura empreendedora favorece o surgimento de novos empreendimentos e que se forem de oportunidade podem contribuir como o crescimento econômico e a melhoria da distribuição de renda e a qualidade de vida de uma população. Entretanto, para que haja um ambiente propicio para o empreendedorismo são necessárias ações e políticas públicas empenhadas por seus gestores nas esferas federais, estaduais e municipais. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a eficácia do Ensino do Empreendedorismo nas escolas municipais de São José dos Campos e identificar se há mudanças no comportamento e atitudes dos alunos onde ocorre o ensino desde o ensino básico até os ensinos médio e técnico e também da população. A Prefeitura Municipal de São José dos Campos, desde a década de 1990, vem adotando programas de estímulo ao empreendedorismo, principalmente na área de educação. A cidade investe em educação empreendedora com a finalidade de habilitar os empreendedores locais na busca de oportunidades e favorecer o desenvolvimento local. A fonte de dados foi duas escolas públicas da cidade, utilizando-se para tanto, de entrevistas com professores e coordenadores de duas escolas do município. Este trabalho apresenta a Pedagogia Empreendedora de Fernando Dolabela, aplicada na rede municipal de ensino e no Centro de Empreendedorismo, criado para disseminar e atender as demandas. Isso tem apresentado bons resultados, que foi verificado na Feira do Jovem Empreendedor Joseense que ocorre todo ano onde os alunos de várias escolas, inclusive das escolas municipais apresentam seus projetos.
Abstract: Entrepreneurship, originating in reflection of the economic thinkers of the eighteenth and nineteenth centuries, has been gaining increasing prominence in the news. Today, entrepreneurship is seen as a major developer to local economic development. The development of entrepreneurial culture favors the emergence of new ventures and that if the opportunity can contribute to economic growth and improving income distribution and quality of life of a population. However, so there is an enabling environment for entrepreneurship are necessary actions and public policies committed by their managers in federal, state and municipal. The present study aims to demonstrate the effectiveness of the Teaching of Entrepreneurship in the public schools of São José dos Campos and identify if there are changes in behavior and attitudes of students where the teaching occurs from elementary school until high school and technical and also to the public . The city of Sao Jose dos Campos, from the 1990s, has adopted programs to encourage entrepreneurship, especially in education. The city invests in entrepreneurial education in order to enable local entrepreneurs in search of opportunities and promote local development. The data source was two public schools, using to this end, interviews with teachers and coordinators of two local schools. This paper presents the Entrepreneurial Education Fernando Dolabela applied in municipal schools and the Center for Entrepreneurship was created to disseminate and meet the demands. This has produced good results, which was found in the Fair Young Entrepreneur Joseense that occurs every year where students from several schools, including municipal schools present their projects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21471
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