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Título: O uso do BSC como ferramenta de melhoria no processo de licitação: um estudo de caso da empresa Curative Farma Indústria Farmacêutica S.A.
Autor(es): Silva, Leandro Alberto Nascimento da
Orientador(es): Castro, Eduardo Bernardes de
Palavras-chave: Licitação pública
Vendas - Administração
Vendas - Indicadores
Letting of contracts
Sales management
Sales - Directories
Data do documento: 24-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Leandro Alberto Nascimento da. O uso do BSC como ferramenta de melhoria no processo de licitação: um estudo de caso da empresa Curative Farma Indústria Farmacêutica S.A. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: As responsabilidades do departamento de licitações de uma empresa não se limitam à apenas localizar, analisar criticamente, preparar os documentos e participar das licitações públicas. O departamento tem a responsabilidade de administrar e controlar o fluxo de informações de todo o processo de venda como, por exemplo, controlar os resultados dos processos ocorridos durante o mês, as notas de empenho e ordem de fornecimento, as solicitações de documentos e amostras, o consumo das instituições públicas etc. Estas informações podem ser visualizadas através de indicadores criados para suprir a necessidade de se ter resultados mensuráveis, onde se faz necessário o processo de melhoria continua para que possibilite a administração eficiente das vendas desses processos, das informações afins e consequentemente trazer melhores resultados para as companhias. A metodologia realizada para desenvolver este trabalho foi a pesquisa bibliográfica, documental exploratória e a observação feita no departamento de licitação. Através dos dados coletados foi possível analisar os pontos positivos e negativos dos procedimentos utilizados pelos funcionários no processo de vendas da empresa e propor instrumentos de melhoria baseado na ferramenta Balanced Scorecard.
Abstract: The responsibilities of the company’s procurement department aren’t limited to just locate, analyze critically, prepare documents and participate in public bids. The department has the responsibility to manage and control the flow of information throughout the sales process, for example, control the results of the processes occurring during the month, the commitment and the supply order, requests for documents and samples, consumption of public institutions etc. This information can be viewed through indicators designed to meet the need of having measurable results, where it is necessary the continuous improvement process that allows for the efficient administration of the sales of these processes, the related information and consequently bring better results for companies. The methodology undertaken to develop this work was to literature, documentary and exploratory observation made in the department of bidding. Through the data collected made it possible to analyze the strengths and weaknesses of the procedures used by employees in the sales process of the company and provide instruments for improvement tool based on the Balanced Scorecard.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21522
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